Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Teatro da UTFPR comemora 50 anos de história com exposição

Teatro da UTFPR comemora 50 anos de história com exposição

TUT

Álbum virtual de fotografias do grupo também celebra a data
publicado: 17/11/2022 17h03 última modificação: 17/11/2022 17h03
Exposição celebra 50 anos do TUT (Foto: Decom)

O Teatro da UTFPR (TUT) realizou nesta quarta-feira (16), no Auditório do Campus Curitiba, a celebração dos seus 50 anos de história. O evento contou com um encontro de diversas gerações do grupo teatral, descerramento da placa de inauguração da Galeria José Maria Santos em homenagem ao fundador do TUT, lançamento do 'Álbum Virtual de Fotografias dos 50 anos do TUT/TECEFET/TETEF', pré-lançamento do documentário 'Fotografias de teatro: os álbuns fotográficos do TUT' e a abertura da exposição “TUT 50 anos: o teatro através do tempo”.

A exposição ficará em cartaz até o dia 9 de dezembro na Sede Centro do Campus Curitiba. Ocupando vários espaços da sede, a mostra conta com fotos, desenhos, linha do tempo dos espetáculos, peças de cenário e figurino, materiais gráficos, livros, entre outros itens. Ao longo das cinco décadas, o TUT apresentou 45 grandes produções, cujos cartazes de divulgação encontram-se expostos na Galeria José Maria Santos.

"Hoje é uma data em que reconhecemos a importância do teatro dentro desta instituição e que deu oportunidade a muitos estudantes e a pessoas da comunidade poderem acessar este bem público, crescerem enquanto pessoas e crescerem socialmente, pois podemos nos desenvolver enquanto sociedade a partir do pensamento criativo, do pensamento crítico e do olhar sensível, proporcionados pelo teatro", disse Ismael Schefler, diretor do TUT.

As comemorações pelos 50 anos do TUT estão ocorrendo desde o primeiro semestre de 2022. Dentre outras ações, já foram realizadas lives e exibições de filmagens de peças. Uma outra exposição, em parceria com a Aliança Francesa, foi aberta em junho. 'TUT e o teatro francês' já passou pelo Teatro Laboratório (Telab), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), pela Aliança Francesa de Curitiba, pelas sedes Centro e Ecoville do Campus Curitiba. Os visitantes da mostra puderam conferir fotografias de cinco espetáculos montados pelo grupo: 'O doente imaginário' (1983-1984), 'Médico à força' (1989), 'Ubu Rei' (2008-2009), 'As Criadas' (2011) e 'OCO' (2019).

Ainda como parte das comemorações, em setembro foi lançada a exposição 'TUT: 50 anos de Teatro na UTFPR' no Hall do Auditório do Campus Curitiba. Formada por 15 banners com fotos de peças representativas de cada década do grupo, a exposição itinerante está passando pelos 13 campi da UTFPR. Além da exposição, em setembro também ficou em cartaz no Campus Curitiba a remontagem do espetáculo “OCO”, de 2019.

O TUT

O TUT teve seu início em novembro de 1972, quando a UTFPR ainda era a Escola Técnica Federal. Seu primeiro diretor artístico foi José Maria Santos, importante personalidade do teatro profissional em Curitiba. Diferentes professores-diretores de teatro já estiveram à frente do grupo: José Maria Santos (1972 a 1989); Joana Rolim (1990 a 1997); Cleonice de Queiróz (1998 a 2003); Marília Gomes Ferreira (2003 a 2005); Ismael Scheffler (2005 a 2010); Cauê Krüger (2010 e 2011); Elderson Melo (2012); Scheffler (2013 a 2015; 2018 à atualidade).

O TUT já teve diferentes nomes, acompanhando as mudanças da própria UTFPR: de 1972 a 1978, era chamado de TETEF (Teatro da Escola Técnica Federal); de 1978 a 2005, de TECEFET (Teatro do CEFET); e, a partir de 2005, passou a ser o TUT (Teatro da Universidade Tecnológica).

Em seus 50 anos, diferentes autores nacionais e estrangeiros foram encenados, bem como peças escritas para o grupo ou criadas coletivamente. Foram quase 50 espetáculos principais, além de encenações mais curtas. O grupo já participou de diversos festivais de teatro, como o Fenata, em Ponta Grossa, e o Festival de Teatro de Curitiba, a partir de 2000.

O TUT realiza, além de espetáculos teatrais apresentados em temporadas, oficinas, eventos científicos, publicações e diversas ações na, e a partir da, UTFPR, oferecendo possibilidades de uma formação mais ampla a estudantes, dinamizando a vida cultural dentro da instituição e estabelecendo relações com a comunidade.

Confira na página do TUT as publicações feitas pelo grupo e saiba mais sobre sua história e produções artísticas e científicas.