Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Três cursos da UTFPR conquistam nota máxima em avaliação do MEC

Três cursos da UTFPR conquistam nota máxima em avaliação do MEC

CPC compõe o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior
publicado: 15/12/2020 20h05 última modificação: 31/10/2022 09h45
Câmpus Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais (Foto: Decom)

A UTFPR teve três cursos de graduação avaliados com nota máxima no Conceito Preliminar de Cursos (CPC), que compõe o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), organizado pelo  Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O CPC foi divulgado no último dia 9.

Conquistaram nota máxima os seguintes cursos: Engenharia de Alimentos (Câmpus Francisco Beltrão), Engenharia Elétrica (Câmpus Ponta Grossa) e Engenharia Química (Câmpus Londrina).

"O resultado dessa avaliação ratifica a competência ímpar de nossos servidores e estudantes. Esses três cursos são a imagem do nosso ensino, responsável, dedicado e de qualidade. E é muito significativo que esses três campi, em locais diversos do estado, mostram nossa unidade e que somos Universidade Tecnológica Federal em todo o Paraná e para todo o Brasil", destaca o reitor Marcos Schiefler. "Esperamos contribuir, enquanto gestão, pavimentando o caminho para a ampliação dessa realidade que muito nos orgulha", completa.

O cálculo do CPC é feito com base na avaliação de desempenho de estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

No Enade 2019, a UTFPR foi a instituição paranaense com a maior quantidade de cursos avaliados com nota máxima. Ao todo, 11 cursos obtiveram 'conceito 5', o maior do exame.