Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Usina fotovoltaica trará redução do consumo em até 55% na UTFPR
conteúdo

Notícias

Usina fotovoltaica trará redução do consumo em até 55% na UTFPR

Campus Curitiba

Equipe técnica realizou a vistoria para liberação da usina na sede Neoville
publicado: 23/02/2023 08h10 última modificação: 23/02/2023 10h14

Na última quinta-feira, dia 16, foi realizada a vistoria técnica para liberação da usina fotovoltaica instalada na Sede Neoville, do Campus Curitiba. A iniciativa faz parte da chamada pública do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Companhia Paranaense de Energia (Copel), firmada em 2018, entre a UTFPR, Funtef e a Companhia com recursos de pouco mais de R$ 2 milhões.

Participaram do evento, o pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitária (Prorec), Rubens Alexandre de Faria, o assessor de Desenvolvimento Intercampi, Wagner Endo, a diretora-geral do Campus Curitiba, Rossana Finau, e o coordenador do projeto e engenheiro de utilização de energia plena da Copel, Fabio Borges.

O objetivo do programa é investir em ações de redução de consumo e combate ao desperdício de energia, promovendo a eficiência energética nos sistemas de iluminação. A usina vistoriada possui 504 painéis fotovoltaicos instalados no telhado do local e trará uma economia de até 55% no consumo de energia das sedes Neoville e Ecoville, em Curitiba (a sede Centro já conta com uma usina fotovoltaica).

“Nossa parceria com a Copel já vem de muito tempo e essa economia é muito importante para o serviço público, pois fará com que destinemos mais investimentos em situações que envolvam recursos para os alunos vulneráveis, além da manutenção e infraestrutura da instituição”, afirma o pró-reitor Rubens de Faria.

O convênio prevê, além da instalação da usina, a substituição de equipamentos de baixa eficiência energética e a troca de lâmpadas de alto e médio consumo por outras mais econômicas.

Essa é uma excelente notícia para a nossa comunidade, além de um exemplo de sustentabilidade. Será uma economia muito bem-vinda a nossa Instituição, que sofre, principalmente, com falta de recursos”, completa a diretora Rossana Finau.

Para o assessor Wagner Endo, outro benefício do programa é com relação aos resultados que retornarão para a comunidade. “Quando vemos um projeto como esse e que envolve várias instituições, destacamos que o benefício acaba ficando com toda a sociedade e, principalmente, que trará reflexos diretos na qualidade de vida estudantil dos nossos alunos”.

 A vistoria também contou com a presença de servidores do Departamento de Projetos e Obras da UTFPR, representantes da Funtef, equipe técnica da Copel, além de responsáveis pelas empresas TNR Solar e Graphus Energia, fornecedoras dos equipamentos da usina.

Programa

O Programa de Eficiência Energética é realizado, via chamada pública da Copel. Em 2018, também foram realizados acordos de cooperação do programa nos campi Apucarana, Toledo e Dois Vizinhos, sendo nos dois último com a implantação de usinas e o primeiro contemplando obras de iluminação.

No ano de 2019, a parceria entre a Copel e a UTFPR teve continuidade com convênio para implantação de usinas, iluminação e ares-condicionados para os campi Campo Mourão, Cornélio Procópio, Londrina, Pato Branco e Ponta Grossa. Os acordos estão em fase de pregão, compras e obras das usinas.

“Fico muito orgulhoso em saber que o nosso trabalho contribuirá com a educação, ajudando com a economia das despesas de uma Universidade tão importante como a UTFPR”, completa o coordenador da Copel, Fabio Borges, 

Na sede Neoville, a UTFPR e a Copel já realizam parceria com a implementação de uma Estação de Pesquisa em Energia Solar. Coordenado pelo Laboratório de Energia Solar (Labens), o projeto conta com uma rede de estações solarimétricas e módulos de avaliação. Os módulos também foram instalados nos campi Ponta Grossa, Pato Branco, Medianeira, Campo Mourão e Cornélio Procópio. A pesquisa é um dos projetos contemplados na chamada pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D: “Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior”.