Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR: 18 anos de transformação em Universidade

UTFPR: 18 anos de transformação em Universidade

Mensagem da Reitoria

publicado: 06/10/2023 18h07 última modificação: 07/10/2023 11h35

A lagarta protege a saúde das árvores.

Sua alimentação são as folhas que, transformadas em subprodutos, realimentam a árvore que as sustentou. Ela tem uma função fundamental no meio ambiente e é insuperável em sua importância.

Mas é quando se torna borboleta que essa lagarta voa.

O Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Paraná foi, durante décadas, destaque na educação de qualidade, pesquisa e formação profissional. Até hoje, nos seis continentes do planeta, brasileiros que passaram por essa escola levam a cor desta Instituição.

Mas em 7 de outubro de 2005, por meio da Lei Federal n° 11.184, se deu a Metamorfose. Transformado em Universidade, o antigo Cefet alçou voo como UTFPR. Uma Universidade que implantou, a partir dali, cursos de bacharelados, licenciaturas e de nível superior em Tecnologia – para se unir às consagradas engenharias; estas, por sua vez, foram ampliadas e hoje, conjuntamente, compõem os mais de 110 cursos de graduação nas 13 cidades do estado.

Além disso, como cabe a uma Universidade, o investimento em pesquisa gerou os nossos 77 cursos de Mestrado e Doutorado, os convênios, que temos atualmente, com 92 países, as parcerias e acordos com instituições, empresas e organizações diversas.

Voamos a partir de nossa transformação e hoje celebramos essa Metamorfose, conversão, reviravolta! E do orgulho e beleza de ser UTFPR.

Marcos Schiefler, reitor, e equipe diretiva.