Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR abre seleção de projetos para recursos educacionais abertos

UTFPR abre seleção de projetos para recursos educacionais abertos

Professores recebem apoio ao desenvolvimento de materiais didáticos digitais
publicado: 05/01/2021 17h19 última modificação: 31/10/2022 09h45
Docente acesa edital do programa de recursos educacionais abertos | Foto: Freepik

Foi publicado edital para a produção de recursos educacionais abertos da UTFPR para uso durante e após o período de pandemia da Covid-19. O objetivo é que alunos e professores trabalhem juntos no desenvolvimento de materiais didáticos digitais, de domínio público e com uma licença aberta de uso, acesso, adaptação e redistribuição.

As propostas podem ser submetidas por docentes da Universidade vinculados à graduação em efetivo exercício há, pelo menos, dois semestres letivos. O prazo para inscrição vai ser realizado de 3 a 12 de fevereiro, via formulário on-line.

A iniciativa permite a elaboração de diferentes tipos de materiais, incluindo: aplicativos móveis, objetos de aprendizagem, jogos digitais, apostilas digitais, bancos interativos de questões, e-books, obras interativas, simulações, softwares educacionais, videoaulas, podcasts e cursos em salas virtuais de aprendizagem, no Moodle da Universidade, no Google Classroom institucional ou na modalidade livre pela plataforma Massive Open Online Courses (MOOCs).

Os projetos aprovados vão receber cotas de bolsas, que vão ser destinadas a estudantes da UTFPR para o desempenho das atividades. O valor corresponde a três parcelas mensais de R$ 600, com um total de R$ 1.800. O edital específico para a seleção de bolsistas tem a previsão para ser divulgado até 8 de março.

Acesse o edital 38/2020 na íntegra.

Mais sobre
A ação faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos - Áreas Transversais (Pradrea-AT) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), com o objetivo de gerar materiais didáticos digitais que auxiliem o professor no ensino e o aluno no processo de aprendizagem, nas modalidades presencial, a distância ou misto.

Conheça outros programas acadêmicos da UTFPR.