Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR anuncia reajuste nas bolsas de Extensão

UTFPR anuncia reajuste nas bolsas de Extensão

Outras bolsas da graduação e da pós-graduação também tiveram o valor alterado
publicado: 25/05/2023 11h07 última modificação: 25/05/2023 11h08
São 100 bolsistas beneficiados com a ação (Foto: Decom)

A UTFPR vai reajustar as bolsas de Extensão, pagas com os recursos de custeio institucional. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25) pela Diretoria de Extensão (Dirext) da Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias, viabilizado pela recomposição orçamentária de R$ 22 milhões para custeio, divulgada ainda neste mês pelo Governo Federal.

As bolsas passam de R$ 500 para R$ 700, com um total de 100 de estudantes de Extensão a serem beneficiados. De acordo com o diretor de Extensão, Roberto Cândido, o reajuste atende a mesma proporção do que está sendo proposto pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Como as bolsas são internas da UTFPR, houve um remanejamento dos valores do nosso orçamento de custeio, que está aprovado, garantindo a alteração de valores para todos os bolsistas”, explica.

A expectativa é que os novos valores sejam pagos tão logo o Ministério da Economia repasse os novos recursos para a UTFPR, o que está previsto para acontecer até 31 de maio, com pagamento a partir do início de junho.

Também houve a revisão de outras bolsas da graduação e da pós-graduação: no mestrado, foram de R$ 1,5 mil para R$ 2,1 mil; no doutorado, de R$ 2,2 mil para R$ 3,1 mil; na iniciação científica e desenvolvimento tecnológico, de R$ 400 para R$700; na Monitoria, de R$600 para R$700; e no Programa Licenciando, de R$500 para R$700.

As mudanças foram debatidas em reunião com os gestores da Reitoria e dos 13 campi para a avaliação de necessidades e prioridades. De acordo com a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da Universidade, o compromisso firmado com as direções-gerais é que cada campus tenha neste ano de 2023, no mínimo, o mesmo valor aprovado na Lei Orçamentário de 2022.

Dos R$ 30 milhões destinados à UTFPR, são: R$ 7.223.394 são para investimento, R$ 22.322.182 para custeio e mais R$ 457.860 para o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Os recursos fazem parte do R$ 1,32 bilhão liberado para as universidades federais. Ainda, o governo anunciou mais R$ 388 milhões para os institutos federais e R$ 730 milhões para atender obras e outras ações que foram deixadas sem cobertura pela gestão federal anterior.