Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR aparece no ranking como a 68ª melhor da América Latina

UTFPR aparece no ranking como a 68ª melhor da América Latina

CWUR

Universidade está na 37ª posição entres as brasileiras e aparece no topo entre as 2 mil melhores avaliadas do mundo
publicado: 26/04/2022 12h57 última modificação: 31/10/2022 09h20
Fachada do Campus Toledo (Foto: Decom)

A UTFPR é a 37ª melhor universidade do Brasil e a 68ª da América Latina, segundo publicação do Center for World University (CWUR), divulgado neste mês de abril. A UTFPR ficou em melhor colocação, comparada a última edição do ranking, o qual ocupava a 43ª posição entre as instituições nacionais.

O World University Rankings (CWUR) avalia as instituições considerando quatro indicadores: qualidade da educação, emprego de ex-alunos, qualidade do corpo docente e desempenho de pesquisa. Este ano, 19.788 instituições foram classificadas, e aquelas que ficaram no topo fizeram a lista Global 2000 do CWUR. A UTFPR aparece entre as 2 mil melhores universidades avaliadas com a 1494 posição no ranking e a nota de 67,7.

O CWUR 2022-23 classificou as cinco melhores instituições de ensino superior do mundo como a Universidade de Harvard (Estados Unidos), o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Estados Unidos) e as universidades de Stanford (Estados Unidos), Cambridge (Reino Unido) e Oxford (Reino Unido), respectivamente.

Entre as brasileiras, as melhores colocadas são: USP (103º), Unicamp (346º), UFRJ (361º) e Unesp (419º).

CWUR

O Center for World University Rankings (CWUR) presta consultoria em políticas, ideias estratégicas e serviços a governos e universidades para melhorar os resultados educacionais e de pesquisa.

Desde 2012, a organização realiza a classificação acadêmica global. O ranking começou como um projeto em Jeddah, na Arábia Saudita, com o objetivo de classificar as 100 melhores universidades do mundo. Foi rapidamente divulgado em todo o mundo pelas universidades e pela mídia e muitos pedidos foram recebidos para expandi-lo. Em 2019, o ranking foi expandido para listar as 2000 melhores entre as 20 mil universidades em todo o mundo, tornando-se o maior ranking acadêmico das universidades globais.

Metodologia

Os quatro indicadores são avaliados da seguinte forma: qualidade da educação, medida pelo número de ex-alunos de uma universidade que ganharam grandes distinções acadêmicas em relação ao tamanho da universidade (25%); emprego de ex-alunos, medido pelo número de ex-alunos de uma universidade que ocuparam cargos executivos de alto escalão nas maiores empresas do mundo em relação ao tamanho da universidade (25%);  qualidade do corpo docente, medida pelo número de docentes que ganharam grandes distinções acadêmicas (10%);  e desempenho da pesquisa considerando: produção da pesquisa, medida pelo número total de artigos (10%), publicações de alta qualidade, medidas pelo número de artigos de pesquisa que aparecem em revistas de alto nível (10%), influência, medida pelo número de artigos de pesquisa que aparecem em revistas altamente influentes (10%), e citações, medidos pelo número de artigos de pesquisa altamente citados (10%).