Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR assina acordo de cooperação técnica da Sustenta Paraná

UTFPR assina acordo de cooperação técnica da Sustenta Paraná

publicado: 13/05/2019 10h23 última modificação: 31/10/2022 09h53
Foto dos participantes em solenidade

A UTFPR assinou o acordo de cooperação técnica da Sustenta Paraná, no dia 09 de maio, no Câmpus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). A Universidade passa a integrar da rede paranaense, formada por 14 instituições públicas estaduais e federais, para discutir a sustentabilidade na gestão pública.

Estiveram presentes na solenidade o reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti, e a presidente da Comissão do Plano de Logística Sustentável, Tamara Van Kaick. A ideia é unir esforços dos órgãos para a implementação de programas e ações interinstitucionais de responsabilidade socioambiental. “É uma parceria que traz visibilidade às iniciativas sustentáveis, por meio do apoio dos signatários, e permite o compartilhamento de expertises e experiências”, afirma Tamara.

Assim, a Rede possibilita a elaboração em conjunto de Planos de Logística Sustentável, além de promover cursos e palestras temáticas, incluindo assuntos como compras e licitações sustentáveis, avaliação de ciclo de vida e gerenciamento de resíduos.

No mesmo evento, também assinaram o acordo: a Advocacia Geral da União (AGU), o Banco Central (Bacen), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Hospital das Clínicas (HC), o Instituto Federal do Paraná (IFPR), a Justiça Federal (JF), a Superintendência Regional de Administração do Ministério da Economia do Paraná (SRA-ME/PR), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Paraná (MPPR), o Tribunal de Justiça (TJ), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Tribunal do Trabalho do Paraná (TRTPR) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Rede Sustenta Paraná

Desde 2016, a Rede realiza eventos anuais para unir e compartilhar recursos, trocar experiências, disseminar boas práticas, divulgar inovações e realizar discussões entre os participantes. A atuação de seus membros está alinhada com a Norma Internacional de Responsabilidade Social, ISO 26000, e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da Organizacional das Nações Unidas (ONU).

O plano de trabalho envolve a construção de um planejamento estratégico, o mapeamento da mobilidade dos servidores dos órgãos, fomento à capacitação contínua em sustentabilidade, preparação para a segunda compra compartilhada entre os partícipes para 2020 e a compostagem conjunta. Também está prevista a gestão do conhecimento sobre o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos.