Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR assina memorando entre Prefeitura, instituições e Suécia

UTFPR assina memorando entre Prefeitura, instituições e Suécia

Desenvolvimento Sustentável

publicado: 09/06/2022 11h25 última modificação: 31/10/2022 09h19
Da esq. para dir., o reitor Schiefller, o reitor Rogério Mateucci da PUC, prefeito Rafael Greca, reitor Ricardo Fonseca da UFPR, e diretor Claudio Stabile da Sanapar (Foto: Decom)

Na manhã desta quinta-feira, dia 09, foi realizada a cerimônia de renovação da assinatura do Memorando de Entendimento para promover o desenvolvimento sustentável e garantir a criação de soluções urbanas inovadoras entre instituições de ensino com sede em Curitiba, pela Prefeitura da capital, entidades estaduais e da Suécia. O evento foi realizado no Salão Brasil, da Prefeitura.

Os objetivos previstos pela parceria estão o de conduzir e estimular pesquisas; engajar o setor privado para o desenvolvimento sustentável e equitativo, em parceria com o setor público, a academia e sociedade civil; além de ações de conscientização de práticas sustentáveis em iniciativas urbanas onde há sinergia entre o mercado, autoridades públicas, universidades e consumidores.

A assinatura renova o programa de cooperação entre o Município de Curitiba e o Governo da Suécia, que existe desde 2013.

O reitor Schiefler agradeceu a contribuição dos pesquisadores da Universidade e que estão envolvidos nos projetos deste convênio e a importância da participação da academia em ações para a sociedade. “Sempre buscamos levar a nossa instituição para o benefício de toda a comunidade, principalmente em ações que contribuem para melhoria da qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente”, completa.

O prefeito Rafael Greca destacou os resultados que essa parceria entre as instituições trouxe para a cidade como alguns programas desenvolvidos pela Prefeitura. “O que é mais importante são os frutos desse acordo para tornar Curitiba e o mundo cada vez melhores”, afirma

O memorando foi firmado pelo prefeito Rafael Greca, pelo reitor da UTFPR, Marcos Schiefler Filho; pelo reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo da Fonseca; pelo reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Rogério Renato Mateucci; pelo diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile; pelo presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro; pelo presidente da Associação Paranaense de Cultura, Délcio Afonso Balestrine, de forma virtual, pelo vice-presidente de Relações Globais do KTH Royal Institute of Technology, Stefan Östlund; pela CEO do IVL Swedish Environmental Research Institute Ltd. (IVL), Marie Fossum Strannegård; pelo presidente da Chalmers University of Technology, Stefan Bengtsson; pela diretora-presidente do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), Alessandra Holmo; e pelo vice-cônsul da Suécia no Brasil, em São Paulo, Peter Johansson.

Pela UTFPR participam do acordo os professores Tamara Simone Van Kaick, Keiko Verônica Fonseca, Ricardo Lüders e Marcelo de Oliveira Rosa.

Confira fotos do evento no Flickr da UTFPR.