Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR assina primeira revalidação de diploma da plataforma Carolina Bori

UTFPR assina primeira revalidação de diploma da plataforma Carolina Bori

Diplomas Estrangeiros

publicado: 02/01/2018 09h30 última modificação: 02/01/2018 09h30
Reitor Luiz Alberto Pilatti assina a primeira revalidação de diploma da plataforma Carolina Bori acompanhado do pró-reitor de Graduação, Luís Mauricio Resende (direita), e do gestor institucional responsável pela revalidação dos diplomas de graduação na UTFPR, Paulo Silveira (esquerda).

Um marco para a UTFPR. No último dia 20 de dezembro, o reitor Luiz Alberto Pilatti assinou o requerimento número 1 do Brasil na Plataforma Carolina Bori, página criada pelo Ministério da Educação (MEC) para gerenciar os pedidos de revalidação ou de reconhecimento de diplomas obtidos em universidade estrangeiras.

O processo concluído refere-se à revalidação do curso Engenharia Elétrica, área Eletrônica, da Universidad Nacional de Tucumán (Argentina). O diploma foi revalidado pelo curso de Engenharia Eletrônica, Câmpus Curitiba, após análise de um comitê que avalia, por exemplo, perfil do corpo docente, formas de progressão, conclusão e avaliação de desempenho do requerente.

"Trata-se do primeiro requerimento do Brasil registrado nesta plataforma, o que muito nos orgulha e nos motiva a agradecer a todos os professores e servidores administrativos que contribuíram para que esta etapa fosse concluída no tempo previsto na legislação vigente", comenta Paulo Silveira, gestor institucional responsável pela revalidação dos diplomas de graduação na UTFPR.

Sobre a Plataforma

A Plataforma Carolina Bori foi criada pelo Ministério da Educação com o objetivo de uniformizar a protocolização de requerimentos de revalidação e reconhecimento de diplomas de graduação e pós-graduação, além de oferecer o controle do fluxo de informações, facilitando consultas e trocas de experiências entre as instituições revalidadoras. O portal leva o nome da psicóloga Carolina Martuscelli Bori (1924-2004), pesquisadora na área de psicologia experimental e que atuou pela consolidação da Psicologia como ciência nas universidades brasileiras.