Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR assina protocolo de cooperação com universidade portuguesa

UTFPR assina protocolo de cooperação com universidade portuguesa

Documento foi assinado com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
publicado: 14/12/2022 12h56 última modificação: 15/12/2022 16h39
Reitor Marcos Schiefler Filho assina protocolo de cooperação com UTAD, de Portugal (Foto: Decom)

A UTFPR assinou, na tarde desta terça-feira (13), um protocolo de cooperação com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), de Portugal. O documento visa o estabelecimento das bases de uma cooperação recíproca para a promoção do ensino, da pesquisa e de atividades de mútuo interesse.

O protocolo já havia sido assinado pelo reitor da UTAD, Emídio Ferreira dos Santos Gomes, e no evento de ontem também foi assinado pelo reitor da UTFPR, Marcos Schiefler Filho. Na ocasião, estiveram presentes a vice-reitora Tangriani Assmann, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Claudia Regina Xavier, e os pró-reitores adjuntos Roberto Molina (Pesquisa e Pós-Graduação) e Guilherme Schneider (Graduação e Educação Profissional).

De acordo com Roberto Molina, a cooperação com a UTAD deve iniciar já em 2023. “Há possibilidade de coorientação de mestrado e doutorado, dupla diplomação ou cotutela, participação em bancas examinadoras e em grupos de pesquisa, entre outras atividades que serão realizadas em uma via de mão dupla”, afirma o pró-reitor adjunto.

De caráter amplo, o protocolo de cooperação estabelece o diálogo e as tratativas para a assinatura de acordos específicos, a serem construídos a partir do Departamento de Relações Interinstitucionais juntamente com a pró-reitoria de interesse. A princípio, pode haver colaboração na graduação e na pós-graduação e em todas as áreas comuns às duas universidades. “Neste primeiro momento, abriu-se a possibilidade de intercâmbio entre estudantes de mestrado ou doutorado da UTAD e da UTFPR, nas áreas de Agronomia, Zootecnia, Engenharia Elétrica e de Computação”, conta Molina.

Sobre a UTAD

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é sediada em Vila Real, ao Norte de Portugal. A instituição é orientada para a criação, transmissão e difusão da cultura, do saber e da ciência. Situa-se numa região em desenvolvimento, fomenta o empreendedorismo, em relação estreita com a comunidade, empresas, órgãos e instituições, aprofunda o conhecimento científico, desenvolve tecnologia e procura responder aos problemas de âmbito global, nacional e regional.

A UTAD está instalada em um eco-campus que integra um dos maiores jardins botânicos da Europa. Possui instalações modernas, bibliotecas, laboratórios, serviços on-line, equipamentos desportivos e oferece múltiplas oportunidades no campo cultural.

Saiba mais sobre a UTAD no site da instituição.