Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR bate recorde em proteção intelectual

UTFPR bate recorde em proteção intelectual

Patentes e registros

publicado: 31/10/2022 10h07 última modificação: 31/10/2022 10h07

A UTFPR alcançou a marca de 138 pedidos de proteção intelectual em 2018, o que representa um aumento de 52% do total de solicitações protocoladas em relação ao ano anterior.

A partir desse índice, a Universidade obteve o reconhecimento pelo Instituto Nacional (Inpi) e pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi) e também recebeu a certificação pelo Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos, na Suíça.

As instituições de ensino superior são responsáveis por 28% de todos os pedidos de registro de invenções do país, segundo levantamento divulgado pelo Inpi no ano passado. Enquanto isso, as empresas de médio e grande porte apresentaram 18% das patentes desse tipo.

Confira a seguir a evolução da propriedade intelectual da UTFPR nos últimos cinco anos, incluindo as patentes de invenção, modelos de utilidade e em cotitularidade e os registros de desenho industrial, programas de computador e topografia em circuito integrado.

Propriedade intelectual na UTFPR

Mais inovação e empreendedorismo

A UTFPR tem buscado investir cada vez mais em programas e iniciativas nas áreas de inovação e empreendedorismo. Em 2018, a Instituição teve 71 projetos incubados nos Hotéis Tecnológicos e colocou em atividade 42 empresas juniores, que somaram um faturamento bruto de mais de R$ 3 milhões.