Notícias
UTFPR conquista pódio na competição latino-americana de Classificação de Solos
Internacional
A UTFPR se destacou na competição latino-americana de Classificação de Solos, realizada em São Joaquim, em Santa Catarina, entre os dias 26 e 28 de julho.
A Universidade ficou em 2º lugar geral do evento e na 3º posição por equipe, com o treinamento da professora Taciara Horst e a participação dos estudantes de Agronomia: Fernanda Jutkoski e Ana Pretto, do Campus Dois Vizinhos; Vitor Peruzzi e Débora Kerber, do Campus Santa Helena. Ainda, a aluna Jutkoski também conquistou a 2ª colocação na categoria individual.
O grupo conseguiu encarar o frio, a chuva e os times de outros países, aprendendo novas metodologias e realizando as tarefas em inglês. No dia da prova, eles tiveram que fazer a classificação de dois perfis de solo em apenas 60 minutos, com os métodos internacionais Soil Taxonomy e World Reference Base for Soil Resources (WRB). “O maior desafio foi se adaptar à classificação de solos internacional. Nós optamos por usar o Soil Taxonomy, sendo necessário estudá-lo para colocar em prática”, diz Jutkoski.
Primeiro, eles observaram o ambiente, em relação ao uso da terra, à posição no relevo, à declividade e à erosão. Depois, tiveram que descrever o perfil, com a divisão de horizontes, estimativa de textura, classificação da cor e estrutura do solo. Por fim, avaliaram as características do solo, considerando a profundidade efetiva, condutividade hidráulica e retenção de água. “Ficamos felizes somente em participar, devido à experiência de conhecer os diferentes tipos de solos da Serra Catarinense, bem como conhecer novas pessoas de diferentes estados e países. Ganhar premiações ajudou a aumentar a nossa gratidão por tudo que foi vivenciado”, conclui.
Apoio da UTFPR
Para poder competir, os quatro estudantes contaram com o apoio institucional da UTFPR, por meio do edital de auxílio à participação em eventos da Assessoria de Assuntos Estudantis (Assae) da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Com isso, cada um dos alunos recebeu o valor de R$ 899 para o pagamento da inscrição e ajuda de custo para deslocamento, alimentação e hospedagem.
Confira a classificação da competição:
Global
1º lugar
Espanha com o técnico Jorge Solera (Universidad Miguel Hernández)
2º lugar
Brasil com a técnica Taciara Horst (UTFPR)
3º lugar
Brasil com o técnico Pablo Miguel (Universidade Federal de Pelotas)
Equipes
1º lugar
Brasil
- Técnico Pablo Miguel
- Adão Pagani Junior (UFPel), Estefany Pawlowski e Alice Dambroz ((Universidade Federal de Santa Maria - UFSM) e Vanessa Dornelles (Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS)
2º lugar
Espanha
- Técnico Jorge Mataix Solera (Universidad Miguel Hernández)
- Andoni Lejano, José Carlos Alcubilla, Ana Paula Domínguez e Javier Fuentes.
3º lugar
Brasil
- Técnica Taciara Zborowski Horst (UTFPR)
- Fernanda Jutkoski, Ana Caroline Pretto, Vitor Peruzzi e Debora Kempner (UTFPR)
4º lugar
Brasil
- Técnico Pablo Miguel (UFPel)
- Gabriel Rosolem (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC), Larissa Werle e Agnes Fontana (UFSM) e José Vitor Peroba (UFPel)
Categoria individual
1º lugar
Espanha
Javier Nadal Fuentes (Universidad Miguel Hernández)
2º lugar
Brasil
Fernanda Jutkoski (UTFPR)
3º lugar
Brasil
José Vitor Peroba (UFPel)
Mais sobre
A competição foi promovida pelas sociedades brasileira e latino-americana de Ciência do Solo (SLCS), organizada pela UFSC, UFSM e pela Estação Experimental de São Joaquim (Epagri).