Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR desenvolve Plano para municípios receberem certificação

UTFPR desenvolve Plano para municípios receberem certificação

Amiga do Idoso

Os campi Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco participam do desenvolvimento do Plano de Ação de políticas destinadas aos idosos
publicado: 29/03/2022 13h40 última modificação: 31/10/2022 09h21
Cerimônia de entrega da certificação com presença do governador Ratinho Junior e do reitor Marcos Shiefler Filho (Foto: AEN)

Durante os anos de 2019 e 2020, os campi Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco participam do desenvolvimento do Plano Municipal da Pessoa Idosa, o qual realiza a caracterização e mapeamento dos municípios, estabelecendo um Plano de Ação para que as cidades implementem políticas destinadas a este público.  Desde 2008, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem certificado municípios que adaptam suas estruturas e serviços para que sejam acessíveis a idosos com o selo “Cidade Amiga do Idoso”.

Em 2018, a Universidade participou do reconhecimento da cidade de Pato Branco (um dos municípios com campus da UTFPR), como a primeira cidade do Paraná e terceira do País a receber o selo. Foi, então, desenvolvida pela Universidade, uma metodologia própria de diagnóstico para o Paraná, em conjunto com outras universidades estaduais e demais instituições.

No último dia 28, o governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou o certificado para mais 11 municípios paranaenses e anunciou que outras 11 localidades concluíram os planos para aderir ao processo, primeiro passo para a obtenção do selo internacional. Agora, das 18 cidades brasileiras que fazem parte da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, 12 são do Paraná.

Durante a cerimônia de entrega dos certificados, estavam presentes o reitor Marcos Schiefler Filho, os diretores-gerais dos campi Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco, Everton Ricardi Lozano da Silva, Hernan Vielmo e Gilson Ditzel Santos, respectivamente, além da professora responsável pela metodologia do diagnóstico aplicado nos municípios, Maria de Lourdes Bernartt.

"É gratificante e incentivador o orgulho pela nossa Universidade em um evento como esse, que demonstra que a UTFPR não é coadjuvante, mas está entre as principais instituições para promover o bem-estar da pessoa idosa. Mostra realmente o que nós somos, pois, todas as vezes em que nos envolvemos em algum desafio em benefício da sociedade, somos destaques no trabalho bem feito", afirma o reitor Schiefler.

Também participaram do evento o vice-governador Darci Piana, os secretários estaduais de Saúde, Beto Preto, de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Augustinho Zucchi, o presidente da Cohapar, Jorge Lange, o superintendente-geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, e os deputados estaduais Artagão Júnior, Boca Aberta Júnior e Pedro Paulo Bazana.

O Plano

O Plano Municipal da Pessoa Idosa quer aumentar a qualidade de vida no envelhecimento, levando em conta as diferentes necessidades e capacidades do idoso em três pilares: saúde, segurança e participação, em oito dimensões: transporte, espaços abertos e prédios, participação social, respeito e inclusão social, comunicação e informação, participação cívica e emprego, apoio comunitário e serviços de saúde.

O primeiro passo para pleitear o reconhecimento de Cidade Amiga do Idoso é a elaboração de um diagnóstico sobre a realidade do município, com as principais necessidades e ações voltadas a essa população. A UTFPR é a instituição que desenvolveu a metodologia própria de diagnóstico para o Estado.

Além de Pato Branco, receberam o certificado internacional da OMS os municípios de Chopinzinho, Sulina, Itapejara d´Oeste, Dois Vizinhos, Nova Esperança do Sudoeste, Realeza, Pérola do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, Renascença, Bom Sucesso do Sul e Santa Tereza do Oeste.

As outras 11 cidades que concluíram os planos (primeira fase) foram Salgado Filho, Vitorino, Capitão Leônidas Marques, Prudentópolis, Colombo, Capanema, Enéas Marques, Cascavel, Irati, Barracão e Planalto.