Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR Digital

UTFPR Digital

Projeto trará melhorias e rapidez para os processos realizados pelos servidores

publicado: 05/07/2017 12h55 última modificação: 07/07/2017 12h47

Nesta sexta-feira (31) foi realizada mais uma reunião da comissão responsável pela implantação do projeto UTFPR Digital. Entre os sistemas do projeto, está a plataforma desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4): o Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Este sistema, entre suas funções, propõe realizar a criação, a tramitação e o acompanhamento de processos em formato eletrônico, bem como a elaboração de pareceres, despachos, atos e demais tipos de documentos assinados digitalmente, eliminando o uso do papel impresso.

A partir de 31 de julho, os processos institucionais que geram ou produzem documentos impressos, gradativamente, serão feitos exclusivamente pela plataforma SEI. O objetivo é buscar a eficiência, a desburocratização, a padronização, a redução de custos e a descomplicação dos serviços internos e externos que serão conquistados no projeto, gerando a satisfação de todos os envolvidos. Além disso, a rapidez e a economia com a redução da utilização do papel trarão ganhos para o meio ambiente e para a Instituição.

O reitor Luiz Alberto Pilatti participou da reunião e ressaltou a importância da implantação da ferramenta, sendo um dos compromissos assumidos pela gestão. “Tenho certeza que foi a escolha certa, por tudo que já vi do sistema”, explica.

Em seguida, servidores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Aldemir Junglos, Valmir Pereira e Alexandra Wisiniewski, demonstraram como foi a implementação da ferramenta na instituição, realizada no final de 2016.

Os servidores já podem procurar informações sobre o SEI para se familiarizarem com a ferramenta, pois, assim que o sistema for implementado, os processos já serão realizados neste novo sistema.

Para este início, será realizado o curso "Sistema Eletrônico de Informações - SEI - USAR" promovido pela Escola de Nacional de Administração Pública (ENAP). Qualquer servidor poderá participar do curso que é gratuito, terá carga horária de 20h e será realizado de 25 de abril a 15 de maio. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de abril pelo site da Enap

SEI

O SEI é uma ferramenta que faz parte do Processo Eletrônico Nacional (PEN) e permite produzir, editar, assinar e tramitar processos e documentos dentro de toda a instituição. Em dezembro do ano passado, servidores que compõem a comissão designada para implantação do sistema receberam o treinamento sobre a ferramenta e, no mesmo mês, o reitor já assinou o termo de cooperação para utilização do Sistema entre a UTFPR e o Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG) do Governo Federal. Este já foi o primeiro documento assinado eletronicamente pela UTFPR e realizado pelo reitor Luiz Alberto Pilatti.

O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF4) e foi adotado pelo Governo Federal para ser utilizado por diversos órgãos públicos.

Um dos que já utiliza o sistema é o Ministério Público Federal que, com o SEI, conseguiu uma economia de R$ 1 bilhão. Outros exemplos são o Ministério da Integração Nacional com economia de R$ 2 milhões e a Universidade Nacional de Brasília (UNB) - pioneira na implantação nas instituições de ensino superior- de R$ 600 mil.

Atualmente, 46 órgãos públicos utilizam o sistema e outros 56 estão em fase de implantação.

A adoção do SEI na UTFPR faz parte do projeto UTFPR Digital, como uma ferramenta para viabilizar agilidade nos processos eletrônicos. Mais detalhes sobre a implantação da ferramenta SEI na UTFPR estão disponíveis na página da Comissão responsável pelo projeto (utfpr.edu.br/sei) ou pelo e-mail contatosei@utfpr.edu.br

Atualizado em 31/03/2017

Ações