Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR discute proposta de mestrado em inovação com a UT Austin

UTFPR discute proposta de mestrado em inovação com a UT Austin

Em Rede

Grupo de trabalho realiza reuniões com Fundação Araucária, Parque Tecnológico Itaipu, Conif e Setec
publicado: 08/08/2023 09h59 última modificação: 08/08/2023 09h59
Encontro foi realizado na Sala de Reuniões da Reitoria (Foto: Decom)

Durante dois dias, um grupo de trabalho da UTFPR estará reunido para discussão da proposta de um curso de Mestrado ou Doutorado Profissional em Rede com a Universidade do Texas em Austin (UT Austin), a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, a Fundação Araucária, o Parque Tecnológico Itaipu e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Na manhã desta segunda-feira, dia 07, os representantes foram recebidos pelo reitor Marcos Schiefler, na sala de reuniões da Reitoria em Curitiba.

Também estavam presentes o pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitárias (Prorec), Silvestre Labiak Jr; o pró-reitor adjunto da Prorec, Euclides Bernardelli; o diretor de Relações Interinstitucionais, Paulo Stadzisz; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), Claudia Xavier; o pró-reitor adjunto da Proppg, Roberto Molina; além do presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wharaftig, do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Marcio Spinosa, e do diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, Irineu Colombo.

Na parte da tarde, o grupo realizou visitas aos laboratórios e instalações das sedes Ecoville e Neoville do Campus Curitiba e, na terça-feira, seguem para reuniões de discussão sobre o tema com representantes em Brasília e, também, uma visita ao Congresso Nacional.

“É muito importante que a Universidade possa contribuir com esse projeto através do seu viés tecnológico, atuando e sendo uma das protagonistas desta parceria”, afirma o reitor Marcos Schiefler.

A proposta do programa a ser ofertado terá a temática Inovação para Geração de Riqueza no Território, sendo coordenado pela UTFPR e aplicado em conjunto com a Rede de Institutos Federais, por meio da Setec.

“Para nós essa proposta se encaixa com um dos objetivos do Parque Tecnológico que é o de identificar talentos”, explica o diretor Irineu Colombo.

O projeto começou a ser discutido em 2013 e foi retomado neste ano. Essa parceria da UT Austin já existe em países como Portugal e México. No Brasil, a coordenação do programa será da UTFPR e ele será aplicado em conjunto com a Rede de Institutos Federais.

“Esse projeto mostra a importância em termos um mestrado nesse formato e que agregue valor na área da inovação”, completa o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wharaftig.

Um dos objetivos do programa, de acordo com a proposta, é atingir os professores da rede, gestores de Polos de Inovação, Polos Embrapii, Ambientes Promotores de Inovação, NITs e empresários da área de Tecnologia de todo Brasil.