Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR disponibiliza assinatura da Coleção Acadêmica de E-books EBSCO

UTFPR disponibiliza assinatura da Coleção Acadêmica de E-books EBSCO

publicado: 10/12/2018 12h57 última modificação: 10/12/2018 14h22
Biblioteca do Câmpus Ponta Grossa (Foto: Decom)

O Sistema de Bibliotecas da UTFPR (Sibi) disponibiliza à comunidade acadêmica dos 13 câmpus da Instituição a assinatura E-books EBSCO Academic Collection. Com mais de 170 mil títulos, o serviço abrange, principalmente, as áreas de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias.

A assinatura foi contratada por um período de 24 meses e objetiva atualizar o acervo das 14 bibliotecas da UTFPR, ampliando as possibilidades de uso de um mesmo documento por diversos usuários. A ferramenta possibilita o download das obras em formatos como PDF e E-PUB e permite ao usuário exibir páginas relevantes, utilizar dicionário e exportar os arquivos para gerenciadores bibliográficos. O serviço possui títulos prioritariamente em inglês.

Segundo a bibliotecária Ligia Torino, coordenadora do Sibi, a nova aquisição da Universidade é fundamental para professores e alunos. "Primeiro, instrumentaliza os docentes na escolha de materiais para as bibliografias básicas e complementares, buscando manter e ampliar os conceitos dos cursos diante das avaliações realizadas pelo Inep/MEC. Para os acadêmicos, os benefícios vão desde a agilidade no acesso até a possibilidade de compartilhamento da informação", explica.

Mais investimentos

Neste ano de 2018, o Sibi-UTFPR também ampliou o acervo virtual das bibliotecas com novas coleções de normas técnicas. Atualmente, mais de 17 mil normas Brasil (ABNT) e Mercosul (NM) podem ser consultadas pela comunidade.

"O ano de 2018 foi um marco para o Sibi. Assumimos na Reitoria o desenvolvimento da coleção virtual, enquanto nos câmpus, as bibliotecas continuaram realizando o desenvolvimento da coleção do acervo físico. Os resultados não poderiam ser melhores: acervos atualizados, bibliotecas em crescimento e atendimento às diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional", destaca Torino.

Os acervos podem ser consultados nos seguintes links:

E-books EBSCO Academic Collection
Sistema de Biblioteca da UTFPR