Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR divulga mudanças após contingenciamento no Programa Nacional de Assistência Estudantil

Nota de Esclarecimento

publicado: 08/05/2019 09h26 última modificação: 31/10/2022 09h53
Imagem ilustrativa sobre nota oficial da UTFPR (Imagem: Decom)

A Assessoria para Assuntos Estudantis (Assae) divulgou as mudanças que serão adotadas pela área após o contingenciamento do Governo Federal no âmbito Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), única fonte de custeio dos benefícios de auxílio estudantil da UTFPR. Este contingenciamento já havia sido divulgado anteriormente e não tem relação com o novo corte de 30% anunciado no orçamento geral da Instituição na última semana.

Esse bloqueio de recursos reduziu o número de alunos beneficiados neste ano, em relação ao primeiro semestre de 2018. Para atender o máximo possível de estudantes, a Assae remanejou recursos que foram destinados a créditos para refeições nos Restaurantes Universitários (RUs), mas que não foram utilizados pelos contemplados em anos anteriores. O valor, que corresponde a R$ 2,9 milhões, foi realocado para contemplar mais estudantes com os auxílios moradia e básico.

Mesmo com essa alteração, o montante ainda não foi suficiente. Por isso, para ampliar a contemplação de discentes, foi necessário reduzir a vigência dessas duas bolsas em um mês. Diminuirá de 13 para 12 meses a vigência do auxílio moradia e de 11 para 10 meses a do auxílio básico.