Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR e Capes abrem cinco bolsas para intercâmbio em universidades da França

UTFPR e Capes abrem cinco bolsas para intercâmbio em universidades da França

Brafitec

publicado: 09/03/2020 14h04 última modificação: 31/10/2022 09h58
Foto: Freepik

O Programa de Cooperação Brasil-França Ingénieur Technologie (Brafitec) da UTFPR oferece cinco bolsas para intercâmbio em uma das universidades de tecnologia de Belfort-Montbéliard (UTBM), Compiègne (UTC) e Troyes (UTT). São ofertadas quatro bolsas para engenharia mecânica e uma para engenharia de bioprocessos e biotecnologia em uma das Polytechs de Clermont-Ferrand (PCF) e de Marseille (PCM).

As bolsas terão duração entre quatro e 12 meses, podendo prorrogar por até três meses, para realização de estágio, ou de até seis meses, para obter dupla diplomação, condicionada à análise da Capes. Este órgão fica responsável pelo repasse de recursos da bolsa, do auxílio seguro saúde e instalação e pela emissão de passagens.

Podem participar alunos regularmente matriculados, cursando entre o 4º e 8º período na data de inscrição. O edital exige: coeficiente de rendimento igual ou superior a 0,7, sem ter mais de três reprovações; nota no Enem maior ou igual a 600 pontos; conhecimento mínimo nível B1 em Francês; e boas condições de saúde.

As inscrições vão ser feitas entre 25 de março e 1º de abril, por meio do envio de todos os documentos comprobatórios listados no edital para o e-mail brafitec@utfpr.edu.br.

Veja as vagas a seguir.

UTBM | UTC | UTT