Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR é citada em mais um ranking internacional THE

UTFPR é citada em mais um ranking internacional THE

Países Emergentes

Relação inclui as 606 melhores instituições de 48 países considerados emergentes
publicado: 23/03/2021 17h14 última modificação: 31/10/2022 09h40
Sede do Câmpus Toledo, no Oeste do Paraná (Foto: Decom)

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foi uma das instituições brasileiras citadas no ranking Universidades das Economias Emergentes, elaborado pela consultoria britânica de educação superior Times Higher Education (THE). A relação inclui as 606 melhores instituições de 48 países considerados emergentes.

Classificada na posição geral 501+, a UTFPR foi avaliada em indicadores agrupados em cinco categorias: ambiente de ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa). Esse critérios são os mesmos utilizados na avaliação de desempenho do ranking mundial do THE. No Brasil, a Universidade ficou na 48ª posição .

Com sete instituições entre as dez melhores, as universidades chinesas dominaram o ranking: Universidade de Tsinghua (1ª colocada), Universidade de Beijing (2ª) e Universidade de Zhejiang (3ª). A Universidade de São Paulo (USP) foi a instituição brasileira melhor classificada no ranking internacional, na 13ª posição, seguida da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 48ª posição; e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na 84ª. O resultado oficial foi divulgado no último dia 9.

Outros rankings THE

Na edição 2020 do ranking THE da América Latina, a UTFPR ficou entre as 100 melhores colocadas, na 74ª posição geral e em 33ª entre as melhores instituições brasileiras. No mesmo ano, a instituição ficou na colocação 401+ no The Young University Ranking e, também na classificação 401+, no Impact Ranking THE.

Confira a relação completa das melhores universidades de países emergentes.