Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR é classificada em ranking da revista britânica THE

UTFPR é classificada em ranking da revista britânica THE

Países Emergentes

publicado: 16/01/2019 09h41 última modificação: 31/10/2022 09h50
Fachada da UTFPR em Curitiba (Foto: Decom)

Pela primeira vez, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foi classificada no ranking da revista britânica Times Higher Education (THE) que mede o desempenho de instituições de países emergentes. Divulgado nesta terça-feira (15), o levantamento mostra a UTFPR empatada com outras instituições na posição +351.

A avaliação é feita a partir 13 indicadores de desempenho acadêmico, os mesmos analisados no ranking global de universidades. São pontuadas áreas como, por exemplo: ensino, pesquisa (volume, rendimento e reputação), citações (influência da pesquisa), perspectiva internacional, e rendimento da indústria, que avalia a transferência de conhecimento para o setor produtivo.

“Desde o ano passado a UTFPR vem conquistando espaço em rankings internacionais. Isso ganha ainda mais força quando consideramos que estamos no grupo das jovens universidades brasileiras. Temos muito a trabalhar, mas isso mostra que estamos no caminho certo”, destaca o reitor Luiz Alberto Pilatti.

O ranking da revista britânica é uma das principais referências em reputação acadêmica. Ao todo, 36 instituições brasileiras foram citadas nesta edição do levantamento, sendo a Universidade de São Paulo (USP) a melhor classificada (15ª posição). A UTFPR é a 31ª colocada entre as universidades brasileiras e a 20ª entre as federais. O ranking é liderado pela Universidade Tsinghua (China).

Outros rankings

No último mês de outubro, a publicação THE classificou pela primeira vez a UTFPR no ranking global de universidades e, em levantamento feito somente com universidades da América Latina, divulgado em julho de 2018, a UTFPR ficou na 49ª posição.

Já no ranking organizado pelo jornal Folha de S. Paulo, a UTFPR foi classificada como 55ª melhor universidade brasileira, com destaque para os cursos de Engenharia Elétrica (11°), Agronomia (14°), Engenharia de Controle e Automação (15°), Computação (17°) e Engenharia de Produção (18°).