Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR é contemplada com 504 bolsas Pibid e de residência pedagógica

UTFPR é contemplada com 504 bolsas Pibid e de residência pedagógica

Licenciaturas

publicado: 26/05/2020 16h34 última modificação: 31/10/2022 09h55
Programas de formação de novos professores terão 504 bolsas (Foto: Freepik)

Foi divulgado na última sexta-feira (22) o resultado das instituições contempladas com bolsas dos programas de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ao todo, a UTFPR terá 504 cotas dessas bolsas - resultado que põe a Universidade na liderança entre as instituições públicas paranaenses, ao lado do IFPR.

Serão 264 bolsas Pibid e 240 de residência pedagógica. As bolsas têm duração de 18 meses, sendo o valor de R$ 400 para estudantes dos cursos de licenciatura, R$ 1.500 para o professor coordenador do projeto, R$ 1.400 para o professor que coordenará a área do subprojeto e R$ 765 para o professor da educação básica que acompanha os projetos nas escolas.

O Pibid tem como objetivo melhorar e valorizar a formação de professores para a educação básica a partir da integração de estudantes dos cursos de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação. A residência pedagógica, por sua vez, temo como objetivo aperfeiçoar o estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo também a imersão do futuro profissional no sistema público de ensino.