Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Projeto da UTFPR é selecionado no edital 'Fábricas do Futuro'

Projeto da UTFPR é selecionado no edital 'Fábricas do Futuro'

publicado: 26/09/2018 16h56 última modificação: 26/09/2018 16h57

Iniciativa liderada pela UTFPR foi uma das contempladas no edital de chamamento público “Fábricas do Futuro”, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que financia empresas ou instituições brasileiras para o desenvolvimento de soluções inovadoras para o processo produtivo.

Proposto em parceria com empresas como a DAF Caminhões, Klabin e Tetrapak, o testbed - termo em inglês para designar as chamadas 'Fábricas do Futuros' - da UTFPR tem início a partir da identificação de demandas e necessidades da indústria, sociedade e da própria universidade, com problemáticas que precisam ser solucionadas a partir dos conceitos da Indústria 4.0.

Assim, o objetivo geral do projeto é desenvolver uma plataforma educacional digital que irá captar desafios da indústria e da sociedade, com características interdisciplinares e promover o estímulo de novas habilidades para os futuros profissionais.

Também foram contempladas no edital iniciativas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Parque Tecnológico de São José dos Campos, Universidade Federal de Uberlândia, Embraer, Algar, BRF e O Boticário.

As propostas escolhidas terão um apoio financeiro de até R$ 300 mil por projeto, financiado pela ABDI. Aos empreendedores cabe aportar pelo menos 10% do valor total do projeto. O edital estabeleceu as seguintes áreas de interesse para as propostas: desenvolvimento e conhecimento tecnológico; mecanismos de inserção e adoção de tecnologias; habilidades sistêmicas e formação educacional 4.0; teste e validação de modelos de fomento e financiamento para a adoção e geração de tecnologias para a indústria 4.0 - todos ligados à estratégia brasileira para a indústria 4.0.

*com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC)