Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR e Tecnológico de Monterrey realizam reunião conjunta de trabalho

UTFPR e Tecnológico de Monterrey realizam reunião conjunta de trabalho

Relações Interinstitucionais

Encontro discutiu modelos de gestão de universidades tecnológicas
publicado: 04/12/2023 14h43 última modificação: 04/12/2023 14h43
Exibir carrossel de imagens Reunião de trabalho entre UTFPR e Tecnológico de Monterrey (Foto: Decom)

Reunião de trabalho entre UTFPR e Tecnológico de Monterrey (Foto: Decom)

A Reitoria da UTFPR recebeu na quinta-feira (30) representantes do Tecnológico de Monterrey (México) para uma reunião de trabalho sobre abordou processos e modelos de gestão de universidades tecnológicas.

Durante o encontro, os gestores da Reitoria da UTFPR apresentaram a estrutura da instituição e alguns dos desafios enfrentados no ensino, pesquisa e extensão, com foco para consolidação da identidade de universidade tecnológica.

Carla Diez de Marina, diretoria de Operação Internacional e vice-reitora de Educação Continuada do Tecnológico de Monterrey, destacou a importância de as instituições definirem uma estratégia de atuação para, então, executá-la de maneira articulada com as diferentes áreas. "Depois disso, é possível fazer as mudanças nas estruturas da instituição. Já fizemos isso [no Tecnológico de Monterrey] e todas as universidades passam por momentos de mudança. E tudo isso é necessário pois temos a missão e ambição de poder apontar a transformação latino-americana", disse.

Para Karina Roleri, do Instituto Futuro da Educação TEC, é fundamental que as instituições tenham uma identidade organizacional clara. No caso das universidades tecnológicas, a atuação próxima à sociedade deve ser uma diretriz para as políticas acadêmicas e de gestão: "É essa identidade que agrega pessoas em torno de um projeto comum".

A vice-reitora da UTFPR Tangriani Assman explica que a visita acontece no contexto de aproximação da UTFPR com as universidades da América Latina, que possuem interesses comuns no desenvolvimento de projetos conjuntos. "Quando falamos de uma instituição tecnológica, como o Tecnológico de Monterrey, esse vínculo é ainda mais facilitado, uma vez que há uma série de valores comuns sendo compartilhados", destaca.

Sobre o Tecnológico de Monterrey

Fundado em 1943 na cidade mexicana de Monterrey, o Tecnológico de Monterrey é uma da referência em educação tecnológica na América Latina; está presente entre as melhores universidades da região em diversos rankings especializados e possui uma forte atuação para o desenvolvimento econômico e social do México a partir de uma rede de campi distribuída em todo o país.