Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR é uma das participantes do encontro Interdisciplinaridade e Inovação em Universidades de Excelência

publicado: 07/07/2017 12h07 última modificação: 07/07/2017 12h07

Para promover entendimentos e reflexão sobre pesquisa interdisciplinar, suas teorias e práticas, e ampliar o diálogo entre múltiplas áreas de conhecimento, foi realizado, no último dia 15, o Encontro Acadêmico Interdisciplinaridade e Inovação em Universidades de Excelência, no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São PauloO evento contou com a participação do reitor Luiz Alberto Pilatti e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Valdir Fernandes.

O reitor participou de uma mesa-redonda com o tema “Interdisciplinaridade e inovação na graduação em universidades de excelência” e o pró-reitor Fernandes foi o relator na mesa-redonda “Interdisciplinaridade e inovação na pós-graduação em universidades de excelência” e um dos participantes do painel “Rumos da Universidade Brasileira: desafios e perspectivas para consolidação da interdisciplinaridade e inovação em universidades de excelência”.

No Brasil e no mundo, a pesquisa interdisciplinar vem apresentando grande crescimento. Na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por exemplo, a Área Interdisciplinar foi a que teve a maior taxa de crescimento nas últimas décadas. Também é aquela com o maior número de cursos reconhecidos pela instituição de fomento à pesquisa.

"A interdisciplinaridade deixou de ser algo exótico para tornar-se um desafio a ser assumido no âmbito das instituições. Há necessidade de romper barreiras e culturas sem descuidar da formação sólida e integradora. É preciso a formação de um profissional empreendedor preparado para novos desafios", completa o pró-reitor.

O evento do dia 15 deve se repetir em outras quatro edições em demais instituições com discussões sobre o tema na graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão. A UTFPR sediará o evento sobre a pós-graduação, cujas informações serão divulgadas em breve.

Atualizado em 18/05/2017