Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR e Politécnica de S. Petersburgo assinam acordo de cooperação

UTFPR e Politécnica de S. Petersburgo assinam acordo de cooperação

publicado: 20/11/2019 10h02 última modificação: 31/10/2022 10h05
Reitores da Polytech e da UTFPR durante a cerimônia de assinatura dos acordos (Foto: Decom)

Os reitores da UTFPR e da Universidade de Pedro, o Grande - a Universidade Politécnica de São Petersburgo - (Polytech - SPBPU), da Rússia, assinaram nesta terça-feira (19) um acordo para intercâmbio de estudantes entre as duas instituições. A cerimônia de assinatura foi realizada durante a recepção da delegação da universidade russa.

O acordo prevê o intercâmbio de estudantes como forma das instituições progredirem academicamente e aumentarem seu relacionamento cultural. Para o reitor Luiz Alberto Pilatti, o acordo representa, além da possibilidade de intercâmbio dos estudantes, a construção de pontes com uma universidade de alto nível e que agora se torna um importante parceiro estratégico da UTFPR. “Quando estivemos na Rússia, a Polytech foi a instituição com que mais sentimos afinidade. Temos perfis de atuação e interesses semelhantes. Por isso, o estabelecimento dessa nova parceria trará certamente ganhos para as duas universidades. Somamos forças com o objetivo de sempre ir mais longe”, comentou.

Para o reitor Andrei Rudskoi, da Polytech – SPBPU, o caráter de universidade tecnológica da UTFPR é um diferencial no momento da formalização desses acordos. “Temos também alguns acordos com universidade clássicas, mas com a UTFPR há o diferencial de termos interesse em praticamente todas os campos de atuação”, disse ao destacar as áreas de meio ambiente, eletrônica, tecnologia da informação, biotecnologia e engenharia civil. Ainda durante a assinatura, Rudskoi formalizou a oferta de três vagas na escola de verão da Polytech a estudantes da UTFPR.

Também esteve presente na cerimônia o cônsul honorário da Rússia em Curitiba, Acef Said.

Fórum de Jovens Cientistas

Na sequência, a delegação russa realizou o Fórum de Jovens Cientistas, onde foram apresentadas oportunidades para intercâmbio e pesquisas conjuntas na Polytech, além das recentes conquistas da universidade nas áreas de digital twins, fontes de energia renovável, métodos de tratamento de águas residuais e expansão de serviços educacionais.

Confira mais fotos da recepção no Flickr UTFPR em Imagens.