Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR e universidades do PR se mobilizam pela defesa da vacinação

UTFPR e universidades do PR se mobilizam pela defesa da vacinação

Covid-19

Objetivo é incentivar a população a aderir à imunização e combater as fake news sobre o assunto
publicado: 29/01/2021 16h00 última modificação: 31/10/2022 09h42
Sede da Reitoria da UTFPR, em Curitiba (Foto: Decom)

A UTFPR e outras 14 instituições ligadas à ciência no Paraná aderiram a uma campanha de conscientização e mobilização para a vacinação contra a Covid-19 na região Sul do País. Além da UTFPR, representantes das sete universidades estaduais do Paraná, da UFPR, Unila, UFFS, PUC-PR, do IFPR, da Funpar, da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Fundação Araucária, querem, além de incentivar a população a aderir à imunização, também combater as fake news sobre o assunto.

“No momento em que o Brasil inicia a imunização contra a Covid-19, a proposta é combater a pandemia com informação de qualidade. Este é o momento que a ciência trabalhou incansavelmente para que chegasse, que é a imunização da população. Queremos incentivar as pessoas a confiarem na ciência e na eficácia e segurança da vacina”, resslta Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária, entidade que mobilizou a campanha.

Entre as principais ações da campanha, estão previstos vídeos e entrevistas com pesquisadores e formadores de opinião, para enfatizar a importância da vacinação na erradicação da pandemia de Covid-19 e conclamar a todos para que confiem na ciência e nas vacinas.

"A vacina é, hoje, nosso grande trunfo sobre essa pandemia. O sucesso da vacinação, tão aguardada, nos dá a esperança que precisávamos para voltar a planejar nossas ações e tarefas, cientes de que vencemos essa etapa. Como Universidade, a UTFPR se orgulha de fazer parte desse grupo de instituições brasileiras, que, com conhecimento e responsabilidade, se empenha em encontrar soluções para a sociedade, enfrentando os problemas existentes e prevenindo os que poderão emergir", destaca o reitor Marcos Schiefler.

A primeira iniciativa nesse sentido partiu da Fundação de Apoio à Pesquisa de São Paulo (Fapesp). A campanha ganhou apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e teve adesão de outras fundações de apoio à pesquisa, entre elas a paranaense Fundação Araucária.

O superintendente da Seti, Aldo Nelson Bona, comenta o problema causado pela desinformação e pela disseminação de informações falsas sobre a vacina. “Esclarecer a população sobre a importância do processo de vacinação é extremamente relevante, considerando a divulgação de informações falsas nas redes sociais e na internet. Precisamos deixar muito claro os benefícios da imunização, tanto para o individual quanto para o coletivo, além de alertar para o risco de dar atenção às informações falsas”, ressalta.

UTFPR no combate à Covid-19

Desde março, após o anúncio da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a UTFPR se mobiliza para o combate à doença. São mais de 200 ações e projetos para contribuir para o enfrentamento, incluindo a realização de pesquisas, a fabricação de produtos e a arrecadação de cestas básicas.

As pesquisas realizadas nos 13 câmpus resultaram em equipamentos de proteção individual (EPI) inovadores, ventiladores pulmonares de baixo custo, sistemas de desinfecção e sanitizantes, métodos de detecção de Covid-19, medicamentos utilizados para combater o vírus, meios de monitoramento do vírus, plataformas e campanhas informativas, entre outros. As frentes de atuação somam um investimento que passa dos R$ 15 milhões.