Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR está entre as 100 melhores da América Latina em 2023

UTFPR está entre as 100 melhores da América Latina em 2023

THE

Universidade conquistou o 82º lugar da região latino-americana
publicado: 11/07/2023 14h51 última modificação: 13/07/2023 14h20
Fachada do campus Cornélio Procópio (Foto: Decom)

A UTFPR foi classificada entre as 100 melhores instituições do ensino superior da América Latina em mais uma edição do ranking Times Higher Education (THE) 2023.

A Universidade conquistou o 82º lugar da região latino-americana. Também ficou em destaque nacional com a 36ª colocação, sendo a 26ª entre as federais do Brasil.

A pontuação geral obtida foi de 43,6 pontos, considerando as categorias de avaliação: citações (31,2), relações com a indústria (37,9), perspectiva internacional (26,6), pesquisa (56,4) e ensino (42,2).

No Paraná, também foram listadas a Universidade Federal (UFPR), e as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM) e Ponta Grossa (UEPG) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR).

Ao todo, foram selecionadas 197 instituições participantes, incluindo Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Jamaica, México, Paraguai, Peru, Porto Rico e Venezuela. Entre elas, 38 públicas, sendo 29 federais e nove estaduais, e cinco privadas.

Além disso, a UTFPR se mantém entre as 1.501 instituições classificadas no ranking mundial do THE 2023, entre as 2.345 selecionadas.

Mais sobre
O THE avalia o desempenho global em diferentes frentes, distribuídas da seguinte forma: 30% em ensino (proporção entre quantidade de profissionais e alunos, entre bacharelados e doutorados, entre doutoramentos concedidos para a equipe acadêmica, reputação e receita institucional; 30% em pesquisa (volume de produção, receita e reputação), 30% em citações (influência em outras pesquisas), 7,5% em perspectiva internacional (trabalhos em colaboração e quadro de profissionais e estudantes do exterior) e 2,5% relação com a indústria (transferência de conhecimento).

Para saber mais, acesse o site do ranking.