Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR está entre as melhores instituições no IGC 2021

UTFPR está entre as melhores instituições no IGC 2021

Índice de qualidade

Universidade também se destacou no CPC e no Enade
publicado: 04/04/2023 11h26 última modificação: 04/04/2023 11h26
Instituições federais obtiveram melhor desempenho nos índices

A UTFPR se mantém entre as melhores instituições de ensino no país do Índice Geral de Cursos (IGC), pela nona vez consecutiva. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 28 de março.

No total, foram 2.012 instituições tiveram a qualidade da educação avaliada, em uma escala que vai ‘1’ a ‘5’, sendo esta a mais alta. O índice leva em conta: o Conceito Preliminar de Curso (CPC), o último ciclo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a média da pós-graduação Stricto Sensu na última avaliação e a distribuição dos estudantes entre a graduação e a pós-graduação.

As federais, incluindo a UTFPR, alcançaram o melhor desempenho na categoria ‘4’, com 72 do total de 111 instituições analisadas. Enquanto isso, 62,9% das participantes ficaram concentradas na faixa ‘3’, sendo que 656 do total de 979 das organizações privadas com fins lucrativos.

A UTFPR também se destacou no CPC e no Enade nos campi: Apucarana (AP), Campo Mourão (CM), Cornélio Procópio (CP), Curitiba (CT), Dois Vizinhos (DV), Francisco Beltrão (FB), Londrina (LD), Medianeira (MD), Pato Branco (PB), Ponta Grossa (PG), Santa Helena (SH) e Toledo (TD). Confira a seguir o desempenho em cada um deles.

🎓 CPC

Na UTFPR, 27 cursos atingiram ‘4’ e outros dois com ‘3’, considerando a qualidade do curso, por meio do Enade, do valor agregado, do corpo docente e da percepção dos estudantes sobre a formação.

Dos 2.130 cursos de instituições públicas federais com o CPC, 1.266 tiveram o desempenho na faixa ‘4’ e 62 na faixa ‘5’, que são as mais altas. Enquanto isso, os cursos das organizações privadas com fins lucrativos se concentraram na maioria na linha ‘3’, sendo 1.199 cursos de 2.106 resultados.

Faixa 4
Bacharelados em:
- Educação Física (CT)
- Design (CT)
- Sistemas de Informação (CT)
- Ciência da Computação (CM | MD | PG | SH)

Licenciaturas em:
- Ciências Biológicas (DV | SH | PG)
- Letras-Português e Inglês (CT | PB)
- Letras-Português (CT)
- Letras-Inglês (CT)
- Matemática (PB | CP | CT | TD)
- Física (CT)
- Química (AP | CM | CT | LD | MD)
   Tecnologia em:
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CP | PB | PG).

Faixa 3
   Licenciaturas em:
- Ciência da Computação (FB)

🎓 Enade

No Paraná, 12 instituições atingiram o conceito máximo, sendo cinco privadas e sete públicas. A UTFPR obteve cinco cursos do Campus Curitiba com conceito “5”: bacharelado em Design; e as licenciaturas em Letras-Inglês, Letras-Português, Letras Português-Inglês e Matemática.

Outras nove graduações obtiveram a nota “4”: tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, de Cornélio Procópio; licenciatura em Física e bacharelado em Educação Física e em Sistemas de Informação, de Curitiba; Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pato Branco; e Licenciatura em Matemática, em Toledo. Além disso, mais 12 graduações receberam conceito “3” e mais três ficaram na faixa “2”.

Confira a lista completa:

Conceito 5
- Design (CT)

- Letras – Inglês (CT)
- Letras – Português (CT)
- Letras-Português e Inglês (CT)
- Matemática (CT)

Conceito 4
- Física (CT)
- Matemática (PB | TD)
- Ciências Biológicas (PG)

- Educação Física (CT)