Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR estará no Paraná Faz Ciência de 07 a 10/11
conteúdo

Notícias

UTFPR estará no Paraná Faz Ciência de 07 a 10/11

Em Londrina

No evento pesquisadores e professores da Universidade Tecnológica realizarão mostras interativas de projetos, oficinas e eventos culturais.
publicado: 30/10/2023 11h30 última modificação: 30/10/2023 11h32
Imagem do laboratório no Campus Pato Branco (Foto Decom)

Imagem do laboratório no Campus Pato Branco (Foto Decom)

Entre os dias 07 e 10 de novembro, a UTFPR estará presente na Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência. Será a primeira vez que o evento será realizado de forma presencial sendo sediada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os pesquisadores e professores da Universidade Tecnológica realizarão mostras interativas de projetos, oficinas e eventos culturais. 

O objetivo do Paraná Faz Ciência é fortalecer a cultura de Ciência e Tecnologia no Estado para diferentes públicos desde estudantes, professores, representantes de organizações e demais setores da sociedade.

A programação da UTFPR no evento contará com a apresentação do professor do Campus Londrina, Alessandro Bail, na Mostra de Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs), com o NAPI de Hidrocarbonetos Renováveis (NAPI-HCR), que tem a participação da UFPR (coordenadora do NAPI), UEL, UEM, Unioeste, do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), além de parceiros estrangeiros.

O professor Bail é líder do Grupo de Pesquisa em Química de Materiais e Tecnologias Sustentáveis (GQMATS) e, desde 2013, vem atuando no desenvolvimento de materiais acessíveis à produção em larga escala e aplicáveis em vários setores da sociedade. Os projetos são executados por estudantes de diversos cursos de graduação e pós-graduação, brasileiros e de países da América do Sul, como Bolívia e Colômbia. “Atualmente, nossos projetos refletem uma parcela do papel da UTFPR no NAPI-HCR: desenvolvimento de tecnologias inovadoras para tratamento de esgoto doméstico e aplicação dos produtos em etapas de produção de biocombustíveis e outras aplicações”.

O NAPI Hidrocarbonetos Renováveis será apresentado no estande da Fundação Araucária no dia 8 de novembro no período da manhã.

Na Mostra Interativa de Projetos a Universidade Tecnológica terá a participação do professor Luis Fernando Cabeça e Felipe de Almeida La Porta com a demonstração de projetos concluídos no Programa de Pós-Graduação de Ciências e Engenharia de Materiais (PPGCEM). Serão divulgados os resultados de trabalhos selecionados na área de Materiais. “Nossa atividade durante a Semana Estadual de Ciência é mostrar ao público todo nosso habitat, expondo cases de sucesso, divulgando o espaço para futuros empreendedores e todas as ações para o apoiar o desenvolvimento e a gestão dos empreendimentos instalados no nosso habitat de inovação”, explica Luis Cabeça.

O professor Rodrigo Augusto Torres apresentará os resultados de diferentes projetos científicos desenvolvidos nos laboratórios do Campus Londrina e demonstrará equipamentos utilizados na rotina científica dos pesquisadores para a obtenção e análise dos dados. “Ofereceremos a possibilidade aos visitantes de entenderem como os achados científicos que observamos podem mudar o rumo da sociedade, inclusive melhorando políticas públicas”, destaca Rodrigo Torres.

Outra participação na Mostra é com os projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental dos campi Apucarana e Londrina, com exposição de equipamentos, experimentos e resultados em banners. A organização é da professora Leila Martins.

O professor André Luis da Silva também realizará a apresentação de projetos de extensão do curso de Engenharia Mecânica do Campus Londrina.

Além da participação na Mostra, pesquisadores da UTFPR ofertarão oficinas durante os dias do evento para a comunidade. No dia 08, pela manhã, a professora Aurea Cristina Magalhães Niada ministrará a oficina “O marketing na divulgação científica”, com o objetivo de apresentar a utilização das estratégicas e ferramentas de marketing no processo de divulgação científica.

No mesmo dia 08, pela manhã, também haverá a oficina “Emergência Climática: O que você tem a ver com isto?” dos professores Eloy Fassi Casagrande Jr. e Libia Patricia Peralta Agudelo. O objetivo, segundo os organizadores, é demonstrar a urgência em mudar a realidade que enfrentamos e as possíveis estratégias, uso de tecnologias, materiais, modelos de gestão e educação, que podem ser adotadas para tornar as cidades e áreas rurais mais resilientes.

O professor Fábio Cezar Ferreira realizará a oficina de Produção de domissaneantes (produtos de limpeza doméstica) no dia 09, no período da manhã e da tarde. Segundo o professor, o objetivo é integrar os alunos do curso de Licenciatura em Química com a comunidade a partir da produção de sabão ecológico em barra (óleo usado e álcool), vanish e detergente de limão, reduzindo assim o descarte do óleo usado.

No evento, durante a tarde do dia 09, a equipe Baja Sae do Campus Londrina também realizará a oficina com Matheus Magnano Miranda sobre como os alunos podem realizar um miniprojeto com planejamento, manufatura e apresentação do protótipo obtido. O grupo fará a construção de um minicarro de brinquedo (serão fornecidas as ferramentas necessárias). “A partir desta atividade será possível apresentar uma perspectiva de um projeto real de engenharia em pouco tempo e de forma interativa”, afirma Matheus Miranda.  

Além destes eventos, durante os dias 07, 08 e 09, serão realizados encontros de Conversação em idiomas estrangeiros do Londrina Language Exchange. A professora Caroline Maria Calliari explica que os participantes poderão mencionar os idiomas que estudam/falam e querem praticar no encontro em rodas de bate-papo com temas à livre escolha.

A iniciativa do Paraná Faz Ciência é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, UEL e demais instituições participantes.