Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR faz seleção interna de bolsistas do Programa Fundação Araucária e Renault

UTFPR faz seleção interna de bolsistas do Programa Fundação Araucária e Renault

Bolsa

publicado: 26/09/2019 16h32 última modificação: 31/10/2022 10h05
Pessoa escreve em documento | Foto: Designed by katemangostar / Freepik

Até segunda-feira (30), estão abertas as inscrições para o processo de seleção interna de bolsistas de graduação, mestrado e doutorado relacionadas à chamada do Programa de Bolsas Fundação Araucária & Renault do Brasil.

A ideia é fortalecer parceria entre a Universidade, os institutos de pesquisa e a empresa Renault, visando a formação de futuros profissionais e o incentivo ao aprendizado sobre o ramo automobilístico.

O valor da bolsa varia entre R$1.500 e R$3.800, com duração entre 12 e 24 meses, de acordo com o nível acadêmico apresentado.

O professor responsável deve selecionar os candidatos que, por sua vez, devem apresentar o comprovante de matrícula, a declaração de não acúmulo de bolsa ou vínculo empregatício, o plano de trabalho do bolsista e o termo de confidencialidade.

Estão pré-aprovados na chamada os projetos dos docentes Giuseppe Pintaude, Max Santos, Fábio Rodrigues, Marcelo Teixeira, Joseane Pontes, Cassiano Piekarski, João Setti, Marcelo Teixeira, Milton Borsato, Charlie Miquelin, Walmor Godoi e Marco de Carvalho.

Os temas abordados são: Arquitetura industrial para indústria 4.0; Modelagem computacional para análise veicular de variação dimensional; Ferramentas de simulação numérica; Indústria 4.0; Inteligência artificial; Sistema de gestão online de indicadores TQM; Energias alternativas e renováveis; Impressão 3D; Sistemas de multimídia e auxílio à condução; Sistemas de visão cognitiva; Máquinas conectadas; Automação de processo pintura; Desenvolvimento de sistema de visão por raios X para inspeção de soldas em linha de produção; e Open innovation.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg) divulgará a relação de bolsistas selecionados a partir de 1º de outubro de 2019.

Confira o Edital.