Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR firma parceria com empresa alemã

UTFPR firma parceria com empresa alemã

ZF

publicado: 09/05/2019 13h36 última modificação: 31/10/2022 09h53
Da esquerda para direita, reunião com Gerahrd Müller (ZF), Carlos Erig (Prorec), Mauro Zanella (ZF) e Douglas Renaux (Prorec).

A UTFPR estabeleceu uma parceria com a empresa alemã da indústria automobilística, a ZF. Trata-se de um acordo que visa abrir novas oportunidades para os estudantes da Instituição e promover maior contato dos docentes com o mercado.

Nesta semana, representantes da ZF foram recebidos pelo pró-reitor de relações empresariais e comunitárias, Douglas Renaux, e pelo pró-reitor adjunto, Carlos Erig. O propósito da visita da empresa é apresentar nove oportunidades de desenvolvimento de projetos por alunos, sob a orientação dos professores da Instituição. A proposta contempla os cursos de Engenharia de Computação, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica do Câmpus Curitiba. “A partir do resultado desses projetos, a ideia é verificar se é possível expandir a parceria para outros câmpus”, afirma Renaux.

A iniciativa também visa abrir possibilidades de estágios na sede da multinacional no sul do Alemanha para os alunos da Universidade. “O diferencial de um estágio no exterior é poder se dedicar exclusivamente à atividade e ter o contato com novas tecnologias de ponta”, diz Renaux.

A ZF procurou a UTFPR devido ao histórico com alunos da Instituição que já fizeram estágio ou trabalhos de conclusão de curso em conjunto com a empresa. "Certamente, tivemos uma boa experiência com os alunos que vieram daqui”, avalia Gerhard Müller, arquiteto de sistemas de plataforma da ZF“Buscamos essa parceria devido ao sucesso dos projetos já realizados com a Instituição em 20 anos e também pelo bom relacionamento com os professores da Universidade", complementa Mauro Zanella, gerente de testes de sistemas da ZF.