Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR foi a mais premiada entre os melhores TCCs do Crea-PR

UTFPR foi a mais premiada entre os melhores TCCs do Crea-PR

Destaque

Edição de 2023 escolheu 20 melhores projetos e sete são da Universidade Tecnológica
publicado: 24/08/2023 12h56 última modificação: 04/09/2023 09h39
Biblioteca do Campus Guarapuava (Foto: Decom)

Foram divulgados os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) divulgados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), na edição de 2023. Dos 20 premiados, sete são da UTFPR, número que colocou a instituição como a que teve mais trabalhos premiados neste ano.

Na área de Agronomia, a Universidade Tecnológica foi premiada com o terceiro lugar com o trabalho Diagnóstico das anotações de responsabilidade técnica emitidas para projetos de queima na região Norte do Brasil, do estudante Marcos Eduardo da Silva Santos, orientado pelo professor Alvaro Boson de Castro Faria, do Campus Dois Vizinhos.

Em Civil, a Instituição recebeu a premiação pelos segundo e terceiro lugar. O trabalho da segunda colocação foi o Identificação de áreas potenciais para implantação de aterro sanitário consorciado nos municípios de Centenário do Sul, Florestópolis e Porecatu. O TCC é do aluno Giovanni Vanzela Paiva, orientado por Ligia Flavia Antunes Batista e Tatiane Cristina Dal Bosco do Campus Londrina.

A terceira colocação foi para o trabalho Influência das condições meteorológicas na concentração do material particulado (mp10) na cidade de Francisco Beltrão, Paraná, da aluna Ana Flávia Scudeler, orientada pelos professores Davi Zacarias De Souza e Elaine Schornobay Lui do Campus Francisco Beltrão.

Na área de Elétrica, a UTFPR também foi destaque com a segunda e a terceira colocação. Em segundo lugar foi selecionado o trabalho Desenvolvimento de um sistema de comunicação IOT para gerenciamento energético de casas inteligentes, feito no Campus Campo Mourão pelo aluno Gustavo Vinicius Pelisser De Souza e orientado por Marcelo Nanni.

Já em terceiro lugar foi premiado o trabalho Análise dos riscos de fibrilação ventricular devido à tensão induzida por descargas atmosféricas em cercas próximas à linhas de distribuição, de Igor Matheus Facchin, orientado por Ósis Eduardo Silva Leal, no Campus Pato Branco.

Em mecânica, o primeiro lugar foi da Universidade com o trabalho Desenvolvimento do projeto e protótipo de um dispositivo para movimentação horizontal de pacientes em convalescença em leitos hospitalares, do Campus Curitiba, feito pelos alunos Andre Vitor Stigar Camargo e Robert Mark De Quadros, orientados pelo professor Carlos Cziulik.

Na área de Química, o terceiro ligar foi para o trabalho do Campus Dois Vizinhos, Monitoramento e diagnóstico de plantas de biogás no Sudoeste do Paraná, do estudante Gustavo Da Silva Matos, sob orientação da professora Marina Celant De Prá.

Os trabalhos foram indicados pelos colegiados estaduais do Colégio de Instituições de Ensino (CIE), Colégio de Entidades de Classe (CDER) e Colégio Estadual de Inspetores (CEI).