Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR será uma das pioneiras no projeto Jornada do Estudante

UTFPR será uma das pioneiras no projeto Jornada do Estudante

App para estudantes

O aplicativo contemplará, neste primeiro momento, apenas os alunos da UTFPR e UFMS
publicado: 30/06/2022 09h06 última modificação: 31/10/2022 09h29
Foto: Freepik

A UTFPR foi uma das instituições escolhidas para fazer parte do piloto da Jornada do Estudante, que é um dos projetos integrantes do programa Rede Aprender do Ministério da Educação (MEC). O projeto faz parte do programa de Transformação Digital e, através dele, o estudante poderá acompanhar os seus registros estudantis e a disponibilização de documentos digitais da sua trajetória, desde seu primeiro ingresso em estabelecimento de ensino até os níveis superiores da educação, em tempo real, sem a necessidade de deslocamentos ou requisições.

O lançamento oficial do programa foi realizado nesta terça-feira, dia 28, e, neste primeiro momento, o aplicativo Jornada do Estudante contemplará apenas os alunos da UTFPR e UFMS, que conseguirão visualizar sua jornada com informações de histórico escolar como cursos, disciplinas e progresso. Estas instituições foram selecionadas pelo MEC em função da qualidade e diversidade de dados e cursos, além da experiência com sistemas acadêmicos. Para os demais estudantes será possível visualizar outras funcionalidades do app, como a disponibilização dos serviços digitais aos estudantes e mensagens do MEC sobre educação. Nas próximas versões, serão incluídas novas funcionalidades, assim como outras instituições de ensino.

Durante o lançamento, o diretor de gestão da Tecnologia da Informação da Universidade (DIRGTI), Peter Frank Perroni, participou do evento e explicou o envolvimento da instituição no projeto desde o seu início, juntamente com o Escritório de Processos (EPROC). “Ficamos maravilhados com as possibilidades que o aplicativo trará aos estudantes e, foi muito gratificante, para nós, fazer parte desta iniciativa”, completa.

O Jornada do Estudante e a Rede Aprender foram desenvolvidos pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria Executiva (STIC/SE/MEC), em parceria com o Ministério da Economia (ME), por meio da Secretaria de Governo Digital da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital (SGD/SEDGG/ME) e a Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), por meio da Secretaria Especial de Modernização do Estado (SEME/SGPR).

O app Jornada do Estudante é gratuito e está disponível nas plataformas Google e IOS.