Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR inaugura pista permanente de orientação na Academia Militar das Agulhas Negras

publicado: 05/07/2017 12h54 última modificação: 05/07/2017 12h54

No dia 18 de março, foi inaugurada a Pista Permanente de Orientação Sprint da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), na cidade de Resende (RJ). A UTFPR foi responsável pela proposição, mapeamento, preparação e montagem dos controles, arte final e impressão dos mapas da pista, através de estudos coordenados pelo professor Raul Friedmann, do Departamento Acadêmico de Eletrônica do Câmpus Curitiba, durante os três últimos anos.

Para a inauguração, estavam presentes o pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitárias (Prorec), Douglas Renaux, o diretor-geral do Câmpus Curitiba, Cezar Augusto Romano, o diretor de Graduação do Câmpus, Mauro Edson Alberti, os professores da UTFPR, Maressa Priscila Krause Mocelin e Fernando Guajará, as professoras da Prefeitura Municipal de Curitiba, Emilia Hercules e Maria Cristina Fernandes, o engenheiro Alfredo Lenz, da empresa SP OBRAS, e 34 alunos do curso de Educação Física do Câmpus, selecionados por sorteio.

A pista será utilizada nos cursos da AMAN, pela comunidade parceira da Academia, assim como a UTFPR poderá usar a Pista Permanente de Orientação Sprint da AMAN (PPO) sempre que necessário, tanto em eventos específicos quanto em aulas ou treinamentos.

Além da cerimônia de inauguração da pista e de visitas às áreas da Academia, foi entregue o diploma de Amigo da AMAN, concedido pelo comandante, o general André Luis Novaes Miranda, como "reconhecimento pelos relevantes serviços prestados e importante apoio dispensado à Academia Militar das Agulhas Negras". O diploma foi entregue ao professor Raul Friedmann e ao diretor-geral do Campus, Cezar Augusto Romano.

Os professores da UTFPR integrantes da comitiva, também realizaram reunião de trabalho com a direção da AMAN para analisar a ampliação de atividades de interação UTFPR/AMAN no âmbito do ensino superior e em ações conjuntas em pesquisa e desenvolvimento. No âmbitodo programa de capacitação do corpo permanente da AMAN, desde 2016, o professor Raul Friedmann já ministra aulas da disciplina eletiva Introdução ao Mapeamento de Orientação e à Montagem de Percursos, no curso de formação de oficiais do exército brasileiro.

O professor Romano ficou honrado em receber o certificado de Amigo da AMAN e destacou as oportunidades futuras de cooperação entre duas instituições. “Essa parceria será muito importante na formação continuada de profissionais civis e militares, na preparação de instrutores para as forças armadas e, principalmente, no desenvolvimento de pesquisas em áreas de interesse comum e estratégicas”, finaliza.

Atualizado em 30/03/2017

Ações