Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR inaugura usina fotovoltaica no Campus Dois Vizinhos

UTFPR inaugura usina fotovoltaica no Campus Dois Vizinhos

Energia solar

Projeto de eficiência energética é realizado junto à Copel
publicado: 28/04/2022 16h15 última modificação: 31/10/2022 09h20
Gestores na solenidade de lançamento da estrutura (Foto: Ascom-DV)

Nesta quarta-feira, dia 27, foi realizada a cerimônia de inauguração de uma usina fotovoltaica no Campus Dois Vizinhos. A estrutura foi construída como parte do Programa de Eficiência Energética lançado junto à Companhia Paranaense de Energia (Copel).

O objetivo é evitar o desperdício de energia elétrica, com a instalação de unidades de geração de energia solar, a substituição de equipamentos de baixa eficiência energética e a troca de lâmpadas de alto e médio consumo por outras mais econômicas, de LED. “Com isso, é possível fundamentalmente diminuir um custeio bastante significativo para a manutenção dos nossos campi”, afirma o reitor da UTFPR, Marcos Schiefler.

A usina possui 426 painéis fotovoltaicos, com capacidade de produção média diária de 1.200 kWh e anual de 432.000 kWh, equivalente ao abastecimento de 103 residências e que pode viabilizar uma economia de mais de R$ 285 mil para o Campus. “O projeto gera parte da energia que é consumida e permite o redirecionamento de recursos para outras finalidades da Universidade. Tudo com um viés de sustentabilidade, com energia limpa, e de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, com a participação de profissionais da nossa instituição”, afirma. O investimento do projeto é da ordem de R$ 1 milhão e 200 mil.

O evento também contou com a presença de gestores da Universidade, do gerente regional da Copel, Hermerson Orcesi e de autoridades locais.

Sobre o Programa

O Programa de Eficiência Energética é realizado, via chamada pública da Copel. A UTFPR foi selecionada nas quatro últimas edições concluídas entre 2017 e 2020, para os campi: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Londrina, Medianeira, Ponta Grossa e Toledo.

Ainda, a Universidade e a Companhia mantêm a Rede de Estações em Pesquisa em Energia Solar, com o apoio financeiro da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no intuito de realizar medições precisas sobre a radiação solar, avaliar tecnologias de painéis e analisar o potencial fotovoltaico do território paranaense.

Gestão

Até esta quinta-feira, dia 28, os dirigentes da Reitoria, diretores-gerais e diretores de área dos 13 campi também fazem reuniões para discutir questões institucionais e elaborar um elaborar o plano de gestão para os próximos períodos.

Durante a reunião, houve a apresentação de uma proposta de um empreendimento privado na área de psicultura, num sistema inovador e de aspecto tecnológico (Sistema de Bioflocos), que deverá contar com investimento de R$ 450 milhões nos próximos cinco anos.

Segundo o diretor-geral do Campus Dois Vizinhos, Everton Lozano, “trata-se de um projeto estratégico para a universidade tecnológica, visto ser uma oportunidade ímpar para a qualificação dos nossos alunos e formação de recursos humanos”. A apresentação foi realizada pelo empresário duovizinhense, Gilson Tedesco, que estava acompanhado do Diretor do Departamento de Ordenamento e Desenvolvimento da Aquicultura da Secretaria de Aquicultura e Pesca, do Ministério da Agricultura, Mauricio Nogueira da Cruz Pessoa.

Ainda em Dois Vizinhos, o reitor Marcos Schiefler acompanhou o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, durante a assinatura de convênios para a liberação de recursos para o município. Os recursos, que somam R$ 14 milhões, serão aplicados na pavimentação do Parque Industrial e em melhorias do Hospital Pró-Vida.