Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Doutorado profissional tem atividades iniciadas na UTFPR

Doutorado profissional tem atividades iniciadas na UTFPR

Pós-Graduação

publicado: 10/06/2019 11h36 última modificação: 31/10/2022 09h57
Aula inaugural do doutorado em Planejamento e Governança Pública da UTFPR (Foto: Decom)

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) iniciou oficialmente na última sexta-feira, dia 7, as atividades do doutorado profissional, nova modalidade de pós-graduação recém-autorizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O primeiro curso a iniciar as atividades faz parte do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública, que já oferta um curso de mestrado profissional. A aula inaugural foi proferida pelo professor Clovis Ultramari, doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento e coordenador de área de avaliação de Planejamento Urbano e Regional da Capes.

Durante a aula inaugural, o reitor Luiz Alberto Pilatti falou sobre a importância dos doutorados profissionais para a construção da própria identidade da UTFPR como universidade tecnológica. “As universidades tecnológicas devem ter um envolvimento maior com as demandas da sociedade e, nesse sentido, os mestrados e doutorados profissionais têm a cara da nossa UTFPR. E fico feliz que estejamos avançando nessa direção, com essas características”, disse.

“Não é só o caminho da pesquisa, mas da pesquisa aplicada, da pesquisa e da inovação. É isso que pretendemos formar com os novos doutores”, completou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR Christian Luiz da Silva, que também é pesquisador vinculado ao Programa.

Além do doutorado em Planejamento e Governança Pública, o Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica também foi autorizado a implementar o curso de doutorado profissional; são os dois primeiros cursos da UTFPR nessa nova modalidade de pós-graduação.