Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR investe na formação inicial e continuada do seu quadro de docentes

UTFPR investe na formação inicial e continuada do seu quadro de docentes

Formação dos professores

publicado: 05/11/2018 09h05 última modificação: 05/11/2018 09h06
Uma das edições da oficina de Design de Cursos Baseado por Competência

Investir no docente faz parte das ações que a UTFPR realiza constantemente para melhorar e contribuir com a oferta de um ensino superior brasileiro de qualidade. Para isso, desde a sua criação, a instituição investe na formação inicial e continuada do seu quadro de professores. No ano passado, o Departamento de Educação (Depeduc) da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) da UTFPR deu início a uma série de encontros de formação e elaboração cooperativa para padronizar os procedimentos de atuação dos Departamentos de Educação (Depeds) nos câmpus.

O objetivo é dar suporte metodológico aos docentes por meio do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente da UTFPR - Formação Inicial (PD)2i e Formação Continuada (PD)2c. Os encontros resultaram ainda na criação da Rede de Inovação, Cooperação e Interação no Ensino Superior (Ricies), que vem trabalhando para o desenvolvimento dos módulos que serão ofertados futuramente aos docentes da UTFPR.

Uma das oficinas ministradas nestes encontros é a Design de Cursos Baseado por Competência e, ela fez tanto sucesso, que a equipe da Prograd aumentou também para mais um dia a duração do Fórum das Disciplinas do Núcleo Básico dos Bacharelados da UTFPR (Forbas).

Os últimos encontros foram realizados em setembro e outubro. Nestes eventos, foram discutidos módulos do curso de formação continuada do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente da UTFPR (PD)2i e (PP)2C e a discussão dos trabalhos da Construção de Currículo numa Abordagem por Competências.

A última edição da oficina Design de Cursos Baseado por Competência aconteceu entre os dias 25 e 26 de outubro no Câmpus Curitiba. Segundo o pró-reitor de Graduação da UTFPR, Luis Maurício Resende, o objetivo é "conceber a estrutura de um projeto pedagógico de curso a partir das competências desejadas no egresso".

Ao todo, a oficina contou com a participação de 60 servidores, entre professores e técnicos-administrativos da área de educação. "A proposta é que a mesma oficina seja estendida para os demais cursos de graduação da UTFPR ao longo de 2019", completa Mendes.

Você sabia que a UTFPR é pioneira na formação de professores?

A Universidade Tecnológica foi a pioneira na oferta de cursos de formação pedagógica de professores. Tudo começou com o programa Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI), em 1946. O CBAI era um programa de cooperação educacional para a formação de docentes para o ensino industrial, formado entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos.  A UTFPR, denominada então de Escola Técnica de Curitiba (ETC), foi a primeira instituição a enviar aos Estados Unidos uma equipe, em 1957, para receber o treinamento.  Estes professores foram os responsáveis por aplicar este treinamento nos programas e cursos desta área na Instituição.

Com este programa, teve início, além do processo de formação pedagógica, o de internacionalização da Universidade, já que partia de um convênio com os Estados Unidos.

Na década de 80, os cursos de formação de professores passaram a ser denominados de Esquema I e Esquema II, sendo o primeiro para portadores do diploma de grau superior e o II destinado aos de diploma de técnico de nível médio. Os dois também mantinham o mesmo princípio de levar a formação pedagógica aos participantes.