Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR já pagou R$ 6,2 milhões em bolsas de auxílio em 2021

UTFPR já pagou R$ 6,2 milhões em bolsas de auxílio em 2021

Auxílio Estudantil

Recursos são distribuídos em 13.825 pagamentos nos 13 câmpus da instituição.
publicado: 16/03/2021 08h59 última modificação: 31/10/2022 09h41
Recursos são distribuídos em 13.825 pagamentos nos 13 câmpus da instituição (Imagem: Freepik)

Durante os três primeiro meses de 2021, a UTFPR pagou R$ 6.200.316, 24 em bolsas de auxílio estudantil, destinadas aos estudantes de baixa renda regularmente matriculados em cursos da Universidade. Os recursos são distribuídos em 13.825 pagamentos nos 13 câmpus da instituição.

Os pagamentos foram possíveis devido a prorrogação por um mês do edital de auxílio estudantil emergencial. "Com a chegada de parte do orçamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), do exercício de 2021,  a gestão, ouvindo as equipes e representantes estudantis, tomou a decisão de prorrogar a vigência do Edital n. 015/2021 PROGRAD/ASSAE para o mês de março de 2021. Desse modo, todos os estudantes contemplados no referido Edital, que mantém os requisitos e condições de participação, receberam os auxílios estudantis no mês de março", explica Weslei Trevizan, assessor para Assuntos Estudantis da UTFPR.

Outra importante iniciativa da Universidade, continua Trevizan, foi a adesão ao projeto Alunos Conectados, que fornece pacotes de dados para o desenvolvimento de atividades remotas durante o período de suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia da Covid-19. "O projeto prevê a distribuição de até 3.505 chips de telefonia móvel com pacotes de dados de internet de 20 giga bytes mensais a estudantes com comprovada renda per capita familiar inferir a 1,5 salário mínimo e que estejam cursando ao menos uma disciplina na modalidade remota. Os custos dos chips e do pacote de dados são arcados pelo MEC", completa.

Por conta da impossibilidade da realização de atividades presenciais, ainda, pela primeira vez o processo seletivo dos editais de auxílio estudantil foram realizados integralmente por formato digital.

Segundo o assessor, os veteranos que receberam alguma das modalidades de auxílio no edital anterior, e que venham a ser contemplado no novo processo, irão receber as bolsas de abril de 2021 a fevereiro de 2022. O resultado do novo processo de inscrição e seleção do Auxílio Estudantil, está previsto para ser publicado no dia 20 de abril , como já é praxe em outros processos no Programa de Auxílio Estudantil", diz.

"Esse prazo se deve pela necessidade de realização de rigorosa análise dos processos, já que os contemplados receberão auxílios com recursos públicos, os quais devem ser prezados que estão sendo destinados para a devida finalidade e para os estudantes que realmente demandam e correspondem ao público alvo do Programa. Todos os processos serão devidamente avaliados por aproximadamente 130 competentes profissionais que atuam nos 13 Núcleos de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil dos campi da UTFPR", finaliza.

O Programa de Auxílio Estudantil da UTFPR é destinado aos estudantes regularmente matriculados nos cursos ofertados de graduação, da educação profissional técnica de nível médio e stricto sensu da UTFPR e atende, prioritariamente, os que comprovam renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio nacional, vigente à época do processo de seleção.