Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR lança edital de apoio a projetos para o combate ao coronavírus

UTFPR lança edital de apoio a projetos para o combate ao coronavírus

publicado: 24/03/2020 11h05 última modificação: 31/10/2022 09h56
Pessoas discutem projeto | Foto: Freepik

As Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg) e de Relações Empresariais e Comunitárias (Prorec) selecionam projetos de servidores da UTFPR de transferência tecnológica de produtos, processos ou serviços relevantes ao combate ao coronavírus (Covid-19). Devido ao caráter emergencial, o prazo de inscrição vai até a próxima quinta-feira (26), com o resultado preliminar a ser divulgado no dia posterior.

Podem participar servidores ativos do quadro permanente, em regime de dedicação exclusiva ou 40 horas, docentes aposentados ou visitantes.

Os projetos devem ter o nível avançado de desenvolvimento para passar rapidamente a um estágio industrial ou pré-industrial. São considerados relevantes pelo edital: metrologia médica para detecção e classificação de vírus; desenvolvimento de equipamentos de proteção para profissionais de saúde e infraestrutura hospitalar; elaboração de processos de fabricação em larga escala de itens indispensáveis para a estrutura hospitalar; metodologias para higienização e sanitização hospitalar e doméstica; produtos educacionais para divulgação científica e/ou a transposição didática de aspectos relacionados à prevenção e ao tratamento da Covid-19, entre outros.

As linhas a serem contempladas são a Tecnológica e a Educacional, sendo divididas em três categorias para concessão de bolsas para estudantes, apoio financeiro para alunos e ressarcimento de despesas com material de consumo ou serviços de terceiros, de acordo com a tabela.

Linha

Tecnológica

Educacional

III

Projetos no valor de até

R$ 30 mil

R$15 mil

R$8 mil

Bolsas para estudantes

Limitadas a R$700 mensais

Auxílio financeiro para alunos

Até R$8 mil

Até R$3 mil

Despesas de custeio

Até 2 mil por nota fiscal

No de projetos selecionados

Até 3

Até 4

As propostas devem ser submetidas via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e encaminhados para a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (Direc). É obrigatório que sejam enviadas as seguintes informações: descrição, relevância, grau de maturidade, barreiras e soluções existentes, membros da equipe, cronograma de execução e identificação dos parceiros do setor produtivo.

Para saber mais mais, acesse o edital.