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UTFPR lança novo sistema de formaturas
Integração
A UTFPR implementou um novo sistema para as formaturas nas modalidades magna e em gabinete, para realização presencial ou virtual.
A plataforma apresenta integração ao sistema acadêmico, ao registro de diplomas e ao sistema de pendências da biblioteca. “A iniciativa visa automatizar a inscrição e a geração de documentos e de assinaturas eletrônicas por parte de todos os envolvidos”, explica Paulo Silveira, diretor de gestão acadêmica.
A ferramenta também produz relatórios de gestão para indicadores futuros e ainda traz, de modo online, os certificados e históricos de conclusão de curso, após o firmamento das atas. “O sistema propicia melhor controle dos dados e amplia a qualidade da informação, o que permite o acompanhamento eletrônico por egressos, gestores e demais colaboradores”, afirma Silveira.
Com isso, o estudante da Universidade pode efetuar a inscrição para esse tipo de evento no Portal do Aluno. Depois desta etapa, quando uma solenidade for criada e disponibilizada, é necessário acompanhar as orientações do Gabinete da Direção (Gadir) e/ou da Assessoria de Cerimonial e Eventos (Ascev).
O desenvolvimento do sistema foi feito pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em conjunto com a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIRGTI) e o Escritório de Processos (Eproc), com o apoio de um grupo de trabalho, composto por membros dos Departamentos de Registros Acadêmicos (Deracs) e Secretarias de Gestão Acadêmica (Segeas) e chefes de gabinete dos 13 câmpus.
A implantação aconteceu logo após a publicação da ordem de serviço 5/20, que possibilita a realização de formaturas e da colação de grau no meio digital, diante da pandemia do novo coronavírus. Para Silveira, as medidas permitem melhor planejamento e estruturação dos eventos. “Os participantes vão poder obter a outorga de grau sem sair de casa, considerando que é importante manter o isolamento durante esse período crítico pelo qual estamos passando”, conclui.