Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR lidera gestão por emendas parlamentares para universidades

UTFPR lidera gestão por emendas parlamentares para universidades

IFES

publicado: 24/10/2019 15h59 última modificação: 31/10/2022 10h08
Plenário da Câmara dos Deputados (Foto: Decom)

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) lidera a articulação das instituições federais de ensino superior do estado em busca da viabilização de uma emenda parlamentar de bancada que contemple o orçamento da própria UTFPR e da UFPR, Unila e IFPR.

Em ofício direcionado ao coordenador da bancada paranaense na Câmara dos Deputados, deputado Toninho Wandscheer, o reitor Luiz Alberto Pilatti solicitou, em nome dos demais dirigentes, o valor de R$ 80 milhões em emenda de bancada para as demandas das instituições federais que atendem o Paraná.

"A atual situação da economia brasileira vem trazendo sérias consequências para o sistema educacional nacional, em todos os níveis. No âmbito das Universidades, as reduções dos repasses de investimento (...) vem inviabilizando a manutenção básica de custeio e investimentos, comprometendo o ensino, pesquisa e extensão", afirma o ofício.

O documento solicita, por fim, uma reunião dos reitores com a bancada para que sejam detalhadas as necessidades das quatros instituições federais de ensino do Paraná. O texto foi encaminhado no último dia 30.