Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR ofertará doutorado em rede pela Cátedra Araucária Eixo Capricórnio

UTFPR ofertará doutorado em rede pela Cátedra Araucária Eixo Capricórnio

Interinstitucional

Grupo de universidades lançará a Escola Doutoral Cátedra Araucária em junho
publicado: 08/03/2023 12h08 última modificação: 08/03/2023 12h08
Representantes debateram a criação do curso de doutorado em rede em Desenvolvimento Territorial Sustentável

Durante o seminário de Internacionalização Universitária realizado na Universidade Gastón Dachary, em Missiones (Argentina), as universidades que fazem parte do grupo Cátedra Araucária em Desenvolvimento Territorial Sustentável do Eixo Capricórnio (América do Sul, África, Austrália e Polinésia Francesa) debateram os detalhes do curso de doutorado que será ofertado em conjunto entre as instituições. O encontro aconteceu nos dias 02 e 03 de março e contou com a participação do reitor Marcos Schiefler Filho.

O grupo de pesquisadores do Brasil e da Argentina lançarão, no mês de junho, a Escola Doutoral Cátedra Araucária com o curso de curso de doutorado em conjunto em Desenvolvimento Territorial Sustentável. Pela UTFPR participarão do convênio, inicialmente, os docentes dos programas de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PGP) do Campus Curitiba e do em Desenvolvimento Regional (PPGDR) do Campus Pato Branco.

O reitor assinou o documento de entrada da Universidade neste convênio e também participou do seminário ao lado de representantes de mais de 50 universidades latino-americanas.

“Essa proposta está alinhada com a filosofia da nossa instituição, por ser um trabalho em rede envolvendo a academia, setor produtivo industrial e o poder público”, afirma o reitor Marcos Schiefler Filho.

O evento foi organizado pelos grupos de universidades da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento e Integração Regional (Rede CIDIR) e da Cátedra Araucária Eixo Capricórnio, esta última idealizada pela Fundação Araucária. O objetivo é formar uma grande rede colaborativa de várias instituições do Eixo de Capricórnio, em busca de soluções para o desenvolvimento territorial sustentável.

O seminário envolveu discussões sobre o trabalho interinstitucional das universidades e servirá de preparatório para a Conferência sobre Internacionalização Universitária que acontecerá no segundo semestre deste ano.

Além do reitor, participaram do encontro os professores da UTFPR: Hilda Alberton de Lima (PGP), Wilson Godoy (PPGDR) e Maria de Lourdes Bernartt (PPGDR).