Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR participa da maior feira de ciência e tecnologia do PR

UTFPR participa da maior feira de ciência e tecnologia do PR

Pato Branco

publicado: 09/11/2019 16h27 última modificação: 31/10/2022 10h05
Abertura da Inventum 2019 (Foto: Decom)

Foi realizada nesta sexta-feira (8), em Pato Branco (PR), a abertura oficial da quarta edição da Feira Inventum, considerado o maior evento de ciência, tecnologia e inovação do Paraná. A UTFPR é parceira da feira e apresenta mais de 20 atrações ao longo dos seis dias de programação.

Segundo a vice-reitoria Vanessa Ishikawa Rasoto, a feira é significativa tanto para a UTFPR quanto para a cidade de Pato Branco, dois ambientes onde se vivencia concretamente a tecnologia e a inovação. “É em um espaço como este que nossa universidade e nossos pesquisadores podem apresentar à sociedade tudo o que produzimos. Um fato importante da nossa história de 110 anos foi a instalação do então Cefet-PR em Pato Branco, uma cidade que acolheu não apenas nossa instituição, mas a ciência e a tecnologia como vocação para o seu desenvolvimento”, destacou durante a solenidade de abertura da Inventum.

Durante o evento, o Câmpus Pato Branco realiza, por exemplo, mostra de profissões, onde os próprios alunos apresentam os cursos ofertados pela UTFPR na cidade; torneio de xadrez virtual; observações astronômicas; festival de cultura e arte; campeonatos de lançamento balístico, foguetes e esculturas cinéticas. Confira aqui a programação completa.

O diretor do Câmpus Pato Branco, Idemir Citadin, explica que a programação foi planejada para atrair especialmente o público mais jovem. “Um dos nossos principais objetivos é aproximar a tecnologia às crianças do município para que eles possam desmistificar o que é ciência, tecnologia e inovação. É por conta dessa temática, que trouxemos nossos projetos para apresentar a esse público, que em futuro próximo frequentará nossa universidade. Para nós, essa é uma questão importante e primordial”, comenta.

Dentro da programação da feira, a UTFPR realizará ainda os seminários de Extensão e Inovação (SEI) e de Iniciação Científica e Tecnológica (Sicite), entre os dias 11 e 13, reunindo alunos de todos os câmpus da instituição para divulgar para a comunidade os projetos desenvolvidos em ensino, pesquisa e extensão.

Também estão programados festivais culturais, oficinas e palestras com temáticas relacionadas à sustentabilidade, eficiência energética, alimentação saudável e negócios. Um deles, por exemplo, é o Tecsul, que prevê atividades nas áreas de empreendedorismo, inovação, tecnologia e criatividade.

Confira mais fotos no Flickr UTFPR em Imagens.