Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR participa da organização da Reunião Anual da SBPC para 2023

UTFPR participa da organização da Reunião Anual da SBPC para 2023

Em Curitiba

publicado: 14/02/2022 09h58 última modificação: 31/10/2022 09h22
Foto: Divulgação UFPR

O Paraná irá sediar em 2023, a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Será o primeiro evento presencial da rede desde 2019, quando a reunião alcançou um público de cerca de 40 mil visitantes e 12 mil inscritos. A comissão organizadora conta com a participação da UTFPR, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Sebrae.

O encontro para reafirmar o compromisso de sediar o evento no Estado aconteceu no dia 04 de fevereiro com integrantes da comissão organizadora e contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR, Claudia Regina Xavier, do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, da secretária geral da SBPC, Claudia Linhares Sales, da secretária da SPBC no Paraná, Carolina Arruda, do pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR, Rodrigo Arantes Reis, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Francisco de Assis Mendonça, do reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, da representante do Sebrae, Suelen Luiz Gibellato Suzuki, além de demais convidados.

Os participantes da reunião conheceram a infraestrutura da UFPR, que sediará o evento, definiram a data de 23 a 29 de julho do próximo ano para a realização do encontro nacional e debateram demais assuntos para operacionalização dessa 75ª reunião.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR, Claudia Regina Xavier, a reunião foi uma importante oportunidade de representação da UTFPR e seu compromisso com a valorização da Ciência, Cultura e Cidadania no âmbito nacional e no estado do Paraná.

Para o reitor Marcos Schiefler Filho, vivenciamos tempos de uma sociedade conectada, em rede. “Neste sentido, a UTFPR tem ampliado suas redes e atuações conjuntas aos demais órgãos que trabalham para a construção da ciência e da tecnologia, com humanismo”, afirma.

SBPC

A SBPC tem o objetivo de promover o desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e cultural do país. há mais de 70 anos. A Sociedade reúne entidades públicas e privadas de ciência e de tecnologia.

A última vez que Curitiba foi sede do evento foi em 1986 (já foi sede em outras cinco ocasiões) e a região Sul não recebe o evento há mais de 15 anos (último encontro foi realizado em Florianópolis).

A reunião anual é realizada desde 1949 e é considerada o maior encontro de cientistas, estudantes e interessados em ciência do Brasil e da América Latina.