Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR participa de GT da Câmara dos Deputados sobre Educação Superior

UTFPR participa de GT da Câmara dos Deputados sobre Educação Superior

GT-EDUSP

publicado: 05/11/2019 15h58 última modificação: 31/10/2022 10h09
Plenária dos reitores das IFES da região Sul (Foto: Secom/UFRGS)

A UTFPR participou nesta segunda-feira (4), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, da reunião do grupo de trabalho da Câmara dos Deputados destinado a acompanhar e avaliar o sistema universitário brasileiro (GT-EDSUP). Durante o encontro, foram coletadas sugestões de representantes dos conselhos universitários, das entidades de classe e de estudantes, com vistas à elaboração de um relatório final. No mesmo dia, também na UFRGS, foi realizada a reunião dos reitores da Região Sul

Segundo o reitor Luiz Alberto Pilatti, a UTFPR acompanha de perto os trabalhos do GT-EDUSP tanto para traçar estratégias conjuntas de atuação quanto para contribuir concretamente para os debates sobre o futuro da educação brasileira. "Essa é a importância dos fóruns e grupos de trabalho: saber que podemos ir muito mais longe se pensarmos e agirmos coletivamente", destaca.

O coordenador do GT, Roberto Salles, ex-reitor da Universidade Federal Fluminense, salienta que um dos temas que está sendo tratado é o da autonomia universitária, já que pontos do tema têm aparecido em debates recentes na sociedade. Neste sentido, está em tramitação o projeto de lei complementar em vista da regulamentação da autonomia universitária – item previsto no artigo 207 da Constituição Federal.

Sobre o GT-EDUSP

Em março deste ano, a Câmara dos Deputados criou, por meio de nomeação do presidente Rodrigo Maia (DEM/RJ), um grupo de trabalho destinado a acompanhar e avaliar o sistema universitário brasileiro. Dentre os principais objetivos do grupo estão: levantar dados, identificar dificuldades e sugerir soluções para os problemas a fim de subsidiar parlamentares na proposta de leis para o aprimoramento do ensino superior público e privado do país. Com o intuito de dar continuidade a essas tarefas, os membros do GT se reuniram no Salão de Atos da UFRGS, nesta segunda-feira (4), para a coleta de sugestões de representantes dos conselhos universitários, das entidades de classe e de estudantes da Região Sul, com vistas à elaboração de um relatório final.

*Com informações da Secom-UFRGS.