Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR participa de reunião de trabalho com o Papa Francisco

UTFPR participa de reunião de trabalho com o Papa Francisco

Casa Comum

Reitores entregaram ao pontífice o manifesto 'Roma Apela para a Ética na Inteligência Artificial'
publicado: 29/09/2023 16h03 última modificação: 05/10/2023 17h02
Reitor Marcos Schiefler e o Papa Francisco, chefe de estado do Vaticano (Foto: Divulgação)

A UTFPR, em conjunto com as demais instituições que compõem a União de Universidades de América Latina e Caribe (Udualc), participou, no último dia 22, na Cidade do Vaticano, de uma reunião de trabalho presidida pelo Papa Francisco, chefe de estado da Santa Sé e autoridade máxima da Igreja Católica Apostólica Romana. O encontro foi organizado pela Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum e pela Comissão Pontifícia para a América Latina com o objetivo de debates questões relacionadas à sustentabilidade e às relações humanas.

Durante o encontro, foi entregue ao pontífice o manifesto 'Roma Apela para a Ética na Inteligência Artificial', assinado por todos os reitores, falando sobre como "garantir uma perspectiva em que a IA [Inteligência Artificial] seja desenvolvida com foco não na tecnologia, mas no bem da humanidade e do ambiente, da nossa casa comum e partilhada e dos seus habitantes humanos, que estão inextricavelmente conectados".

Para o reitor da UTFPR, Marcos Schiefler, “é indescritível o senso de responsabilidade pelo mundo em que vivemos, a nossa casa comum, que o evento ratificou. Além disso, entender as Universidades da América Latina e do Caribe, tendo a nossa UTFPR dentre elas, como articuladoras e promotoras de ações responsáveis, é reconhecer nossa importância. Neste sentido, o atual pontífice, que é latino-americano, tem um papel significativo”.

Ao se encontrar com o Papa, Schiefler se apresentou como representante da única Universidade Tecnológica brasileira e colocou a Instituição à disposição para contribuir na construção de um mundo melhor e mais fraterno para todos, dentro do espírito de mais esperança e cuidados com a Casa Comum. Francisco respondeu: “As universidades são sinônimo de esperança; obrigado pela sua colaboração".

Ao todo, 150 reitores de toda a América Latina e do Caribe participaram do evento que contou, ainda, com mais dois dias de encontros em Roma (Itália). A delegação brasileira foi composta por 37 reitores de todas as regiões do país. O convite para a UTFPR foi formalizado por meio da Udualc, da qual o reitor Marcos Schiefler é o vice-presidente para o Brasil, em conjunto com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), ao qual a UTFPR é associada.