Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR participa do programa de Propriedade Intelectual com foco no Mercado

UTFPR participa do programa de Propriedade Intelectual com foco no Mercado

Patentes

Iniciativa visa transformar propriedade intelectual em produtos com potencial
publicado: 11/05/2022 09h21 última modificação: 31/10/2022 09h20
Programa promove capacitação e consultoria na área (Foto: Freepik)

Quatro pesquisadores da UTFPR vão participar da segunda edição do Programa de Propriedade Intelectual com foco no Mercado (Prime). O grupo foi selecionado entre 100 pesquisadores de instituições de ensino superior, públicas e privadas, do estado.

A iniciativa tem o objetivo de transformar pesquisas acadêmicas em produtos com potencial de mercado, por meio de ações de qualificação de empreendedorismo, como oficinas, consultorias individuais, mentorias, elevator pitch e demo day.

Na primeira etapa, vão ser feitas capacitações sobre validação, desenvolvimento de produto, modelagem financeira, captação e apresentação de negócios, além de uma mentoria coletiva relacionada a questões jurídicas e operacionais.

Na segunda fase, 20 empreendedores com propriedade intelectual depositada ou concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) para acesso a um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com mais quatro workshops e duas consultorias individuais.

Ao final, cinco pesquisadores vão ser escolhidos para mais uma mentoria e um evento de demonstração e mostra de pitch dos projetos, com a obtenção de uma vaga no Programa Acelera Impulse do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR).

O programa realiza a abertura em um painel virtual aberto a toda comunidade, no dia 16 de maio, a partir das 15h30, com a palestra 'Pesquisa aplicada e a importância da maturidade tecnológica para transferência de tecnologia universidade-empresa'. Basta acessar o link do evento para acompanhar.

Confira quem são os participantes da UTFPR

Claudio Leones Bazzi - Campus Medianeira
Projeto: Plataforma AgDataBox
Status: Patente depositada