Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR participa do Conselho Superior de Ciência e Tecnologia do Paraná

UTFPR participa do Conselho Superior de Ciência e Tecnologia do Paraná

Atuação em rede

Universidade passa a ser a única Federal a ter uma cadeira no colegiado
publicado: 16/03/2023 10h35 última modificação: 17/03/2023 21h25

O reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná foi convidado a participar do Conselho Superior de Ciência e Tecnologia (CCT) do Paraná e a UTFPR passa a ser a única universidade federal a ter uma cadeira no colegiado. A primeira participação da instituição no Conselho será no próximo dia 20, durante a XXX reunião ordinária agendada no Palácio Iguaçu, no Gabinete de Gestão e Informação. O convite foi feito pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

A entrada da Universidade no CCT  resulta da atuação em rede da instituição com as universidades estaduais, principalmente com ofertas de cursos de mestrado, doutorado, projetos de extensão e pesquisa. Entre eles, está o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPZ), ofertado pelo Campus Dois Vizinhos em parceria com a Unioeste; e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) do Campus Cornélio Procópio com a oferta do curso de doutorado em parceria com a UEL.

“As instituições de ciência e pesquisa ligadas ao Governo do Paraná são históricas parceiras da UTFPR. Uma parceria que se consolida a cada dia, por meio de trabalho cooperado visando o desenvolvimento da ciência paranaense”, afirma o reitor Marcos Schiefler. Segundo ele, o Conselho Superior de Ciência e Tecnologia é um espaço que proporciona relevantes encaminhamentos, já que muitos dos objetivos e desafios são comuns entre as instituições. "Este convite ratifica a postura do secretário Aldo Bona, que tem reconhecido nosso relacionamento como estratégico para o bem do estado", complementa Schiefler.

Além do CCT, a UTFPR também é uma das signatárias da Cátedra Araucária Eixo Capricórnio (América do Sul, África, Austrália e Polinésia Francesa), grupo idealizado pela Fundação Araucária e que lança, no mês de junho, a Escola Doutoral Cátedra Araucária com a oferta de doutorado em conjunto (pesquisadores brasileiros, argentinos, chilenos, australianos e de outras nacionalidades) em Desenvolvimento Territorial Sustentável. Pela UTFPR participarão do convênio, inicialmente, os docentes dos programas de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PGP), do Campus Curitiba e do em Desenvolvimento Regional (PPGDR), do Campus Pato Branco.