Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR promove seminário sobre Pibid e Residência Pedagógica

UTFPR promove seminário sobre Pibid e Residência Pedagógica

Docência

publicado: 05/11/2019 15h39 última modificação: 31/10/2022 10h09
Seminário sobre Pibid e Residência Pedagógica (Foto: Divulgação)

A UTFPR realizou no último dia 31, em Curitiba, o Seminário Institucional do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica com a participação de docentes e alunos das licenciaturas, orientadores, coordenadores de área e professores da rede estadual de educação básica que atuam como supervisores e preceptores envolvidos nos dois programas.

O seminário contou com a palestra “O Papel da Extensão Universitária e a Articulação Universidade-Escola na Formação Inicial e Continuada de Professores”, proferida por Helder Silveira, doutor em Educação e professor da Universidade Federal de Uberlândia. Durante sua exposição, Helder destacou a importância do extensão para a carreira docente: "Pensar nos processos extensionistas dentro do currículo é fazer com que os professores se preocupem com a ação externa daquilo que está na sua disciplina. É um trabalho lento, que vai modificar concepções; mas estas são as melhores experiências". A palestra também fez parte da Semana das Licenciaturas do Câmpus Curitiba.

Após a palestra, que contou com transmissão online para os demais câmpus, foram realizadas rodas de conversa sobre a temática exposta.

A UTFPR possui atualmente 85 docentes da rede estadual nos municípios de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo envolvidos nos projetos de Pibid e Residência Pedagógica, programas que têm por objetivo aperfeiçoar a formação dos discentes dos cursos de licenciatura.